Comentários sobre: Nelson Barbosa: “Temos falhado constantemente em tentar ajustes rápidos” https://www.ocafezinho.com/2021/10/12/nelson-barbosa-temos-falhado-constantemente-em-tentar-ajustes-rapidos/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Wed, 13 Oct 2021 00:02:25 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: EdsonLuiz. https://www.ocafezinho.com/2021/10/12/nelson-barbosa-temos-falhado-constantemente-em-tentar-ajustes-rapidos/#comment-700789 https://www.ocafezinho.com/?p=131231#comment-700789 Fernando Henrique Cardoso e seus companheiros social-democratas, quando o PSDB apresentava, de fato, algumas características de um partido da social democracia, levou oito anos para fazer uma boa parte dos ajustes que o Brasil precisava.

Fernando Henrique, assim que ganhou em aliança com setores sérios da direita – seu vice era o corretíssimo Marco Antônio Maciel, ex-governador e senador por Pernambuco, um bem preparado e inatacávele líder do conservadorismo brasileiro, chamou o PT para participar do governo e contribuir com os ajustes que o país precisava. O Brasil havia conseguido afastar os militares e sua ditadura, mas após os governos Sarney e Collor não havia dado muitos passos para corrigir o desastre econômico gestado pelo “desenvolvimentismo” dos militares. O Brasil que Fernando Henrique assumia era um entulho. Não é força de expressão chamar de entulho não, entulho era a pura realidade do nosso país naquele momento, desde a legislação e instituições autoritárias da épica até a economia desfuncional e arrasada, super endividada, sem nenhuma capacidade de investimento e com uma inflação que beirava em certos meses os 90%…ao mês. Sim, ao mês!

Coloque no Google ‘hiperinflação’ ‘Brasil’ e faça a busca.

As taxas médias anuais chegavam bem perto dos 500% ao mês, mas o Brasil chegou a ter taxa que, anualizada , passava de 2700%…ao ano!

Imagine os défcits! Imagine todos os desequilíbrios na economia! Imagine o que valia qualquer salário depois do terceiro…dia após ser recebido!

Imagine o que era ter uma empresa neste ambiente!

O Brasil não existia!

Corrigir a lambança que o “desenvolvimentismo” da ditadura, suas muitas estatais do horror e da miséria: estatal, a Cia Vale do Rio Doce possuía 22.000 empregados aqui e pelo mundo, e nenhuma capacidade de investimento, ganho de produtividade e maior contribuição ao país; privatizada no Governo Fernando Henrique, o valor foi decidido em um leilão, mas o mais importante nem era o preço em que seria vendida, mas o aporte de investimento por seus novos donos, várias vezes maior que o preço pago, além de assumir o passivo da empresa. O Tesouro não tinha um tostão sequer para comprar morfina para tratamento paliativo de quem estava morrendo nas camas precárias de nossos hospitais, imagine se tinha o dinheiro grosso que precisava para ativar essas empresas.

Alguns anos depois da privatização a Cia Vale do Rio Doce estava com 110.000 funcionários, 88 mil só no Brasil, e pagando de impostos pir ano mais que o valor de compra da empresa no leilão.

A Embraer estava entregando três aviões por ano e dando prejuízo. Foi privatizada pelo valor simbólico de CR$1,00 para o único interessado que apareceu no leilão. Foi vendida por CR$1,00? Não! Foi vendida pelo valor altíssimo de seu passivo, que saiu da carga do pobre Tesouro público e mais o aporte em torno de CR$8.000.000.000,00, que eram necessários para viabilizar a empresa. Hoje a Embraer contribui com parte bem boa das divisas em moeda estrangeira que entram no país, paga volumes importantes de impostos, quando antes o que dava eram prejuízos grandes e é a 3ª maior fábrica de aviões do mundo. Que porcaria e quanto ainda estaria dando de prejuízo tivesse permanecido estatal. E a quanta corrupção serviria?

Os ajustes que FHC conseguiu fazer foram limitados; por consequência, os resultados que vieram com os ajustes ajuste feitos por FHC também foram insuficientes.

Eu falei que Fernando Henrique convidou o PT para ajudar, não foi?

Corrigir aquele entulho que, saído da ditadura militar, queria ser um pais era tarefa para muita gente, era tarefa para todos os cidadãos bem intencionados e responsáveis com o paįs. Tem situações em que todas as forças do progresso, sejam de direita ou de esquerda, têm que se juntar em objetivos que são do país e não dos interesses mesquinhos de cada um. Aquela situação que o governo Fernando Henrique herdara era um desses casos.

O que o PT fez?
O PT ajudou?

Não! Muito pelo contrário! O PT atacava tido dia, e com muita fúria. Não precisava ter motivo para atacar, o PT inventava. Sabe isso que o bolsonarismo faz, com toda a carga de mentiras? O PT fazia igual. Em certos casos, fazia ainda pior que bolsonaro.

Você deve estar se perguntando: qual ilustração confiável ele pode me dar do ódio leviano, igual E até pior que o ódio bolsonarista ele pode me dar para eu acreditar nele e não pensar que é mais um que se comporta como torcida é criando narrativas como as que o PT é o bolsonarismo criam. Uma ilustração bem forte que me mostre esse ódio que ele diz que bolsonaro aprendeu a fazer com o PT?

Eu lhe dou essa ilustração:

Lula havia disputado eleições em 1989 e as duas seguintes, contra Fernando Henrique. Na primeira, contra Collor, Lula já destilava muita raiva. Mesmo assim ele foi para o segundo turno contra Collor e FHCardoso o apoiou. Todos os bons políticos o apoiaram. Mas não deu. Collor venceu. Depois sofreu impeachment.

Nas outras duas eleições seguintes, Lula disputou contra Fernando H. Cardoso. E aumentou o ódio destilado. As duas Lula perdeu logo no primeiro turno.

Na primeira, após ganhar FHC chamou Lula e o PT para ajudar na tarefa. O PT se negou e aumentou os ataques. Quem do PT sabia que precisava ajudar, ou se licenciou do PT, caso de Francisco Wefort, que foi contribuir com o novo governo no ministério da cultura ou de Marina, que era senadora do PT e a lįder ambientalista mais acreditada do mundo, mas que para contribuir tinha que ir ao palácio do planalto de noite, escondida, se não o PT expulsava.

O PT não aceitava, como não aceita contribuir com o país nem mesmo em situações limite como aquela. A própria Luiza Herundina, antes, no governo Itamar em que Fernando Henrique começou a acertar as coisa como ministro da fazenda, iniciando o combate à hiperinflação, Herundina teve que sair do PT. Se ajudasse sen sair do PT o PT expulsava.

E a ilustração de ódio destilado pelo PT e por Lula, que eu disse que daria?

Dou agora.

Pense: Quando é que um político (ou qualquer outro autor social), para tentar dissolver o que fez no passado, precisa criar um personagem que seja uma versão totalmente diferente daquela que foi durante anos e que tanto mal causou ao país e a pessoas competentes, sérias e honradas?

Se, para dissolver o que ela era e renascer no imaginário dos eleitores como outra pessoa para ser aceita e se viabilizar esse político tiver que que uma versão docinha, boazinha, legalzinha, Você pode imaginar o demônio que ela foi durante anos, não é?

Se o seu nome é José, por exemplo, e Você tiver que mudar totalmente sua personalidade, passando a uma versão artificial “Zezinho paz e amor”, você vai imaginar o que era a versão demoníaca de José, não ė? Você vai logo pensar: “Se o cara teve que apagar o que era e passar a usar uma máscara para ser o “Zezinho paz e amor”, e ter que passar anos falando isso, é porque no real ele é o bicho ruim!

Foi isso o que o Lula, que nunca aceitou ajudar o país e atacava de forma endemoniada fazia. E tudo era tão odioso e agressivo que ele teve, para dar uma enganada, que usar essa máscara de “Lulinha paz e amor”.

Mas isso dá a cara verdadeira que ele tinha, que ele tem!

Qual força boa vai ajudar o PT no governo, depois de ter sido estraçalhada pelo PT com mentiras e distorções? Depois de sofrer tanta leviandade? E como o PT vai consertar a nossa economia se foi o PT que destruiu o pouco que Fernando Henrique conseguiu melhorar. E a destruição da economia, com o estraçalhando das forças políticas um pouco melhores deu em bolsonaro?

O PT, se ganhar, vai ter que fazer a mesma coisa que fez, beijando na boca do PP, do PL, do MDB e de todos os mais fisiológicos e corruptos políticos e empresários do país.

Diabo só consegue dar beijo na boca de outro diabo. Quem não é diabo, se beijar diabo queima a boca.

Se o PT ganhar e você vir o seu colega de trabalho e o seu vizinho com a boca queimada, já sabe!

*Eu nunca votei em Fernando Henrique. Pode ser uma limitação minha, mas eu nunca tive coragem de votar en outros candidatos se não os votinhos que dei em Roberto Freire em 1989, em Cristóvão Buarque, como um voto de homenagem em figura tão grande, e em Mariana Silva, em quem votei três vezes. Em segundo turno, em todas as vezes fui à urna, mas votei em branco.

Fernando Henrique, super capaz, não enfrentou totalmente certas limitações ideológicas dos seus pares, por isso nunca votei nele.

Eu quero um projeto de país Não quero corruptos, não quero incompetentes, não quero milicianos autoritários.

E quero quem possa juntar bons quadros e não a porcaria da que Lula é bolsonaro conseguem juntar, porque boicotam os outros, com projetos limitados, mas bem melhores, e depois querem apoio para destruírem o país.

]]>
Por: Acacor https://www.ocafezinho.com/2021/10/12/nelson-barbosa-temos-falhado-constantemente-em-tentar-ajustes-rapidos/#comment-700723 https://www.ocafezinho.com/?p=131231#comment-700723 Esse foi um dos que mais contribuiu para a política econômica PTucana. Precisa dizer mais?

]]>