Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Divulgação / ALCE

Artigo: Damião Tenório e o pêndulo de Centro-Direita no Ceará

Por Gabriel Barbosa

08 de março de 2022 : 09h52

Por Luiz Cláudio Ferreira Barbosa e Gabriel Barbosa 

A Consultoria LCFB almoçou com um grupo de empresários na última semana de fevereiro e o principal assunto foi o advogado e procurador do Estado, Damião Tenório, após a saída do ex-prefeito de Quixadá do primeiro escalão da Prefeitura de Fortaleza.

Vale ressaltar que sempre tivemos, no Ceará, uma classe média tradicional conservadora de viés econômico liberal, que com certeza vai necessitar de novas lideranças no pleito eleitoral de 2022.

A teoria da nova política ainda mantém uma legião de admiradores entre os eleitores cearenses, porém, vamos ter uma moderação do discurso ideológico, como também uma caracterização de perfil mais moderado de candidato a parlamentar desse segmento popular.  

O eleitorado centrista cearense é órfão de uma liderança natural ou liderança nata, pois ainda há um certo temor de ser liberal pró-mercado ou defensor da reestruturação do Estado, em nome da eficiência administrativa.

O ex-deputado federal, Raimundo Gomes de Matos (PSDB), assim como o deputado federal, Danilo Forte (PSDB), sempre foram parlamentares votados pelos liberais, porém, nunca adotaram uma identidade de líder pós-liberal.

Já o deputado estadual, Heitor Férrer (SD), sem dúvida foi o último candidato a cargo executivo, com apoio do eleitorado da classe média tradicional conservadora, contudo, isso foi no pleito eleitoral de 2012, para prefeito de Fortaleza.  

No pleito eleitoral de 2018, o eleitorado cearense elegeu três parlamentares sob a égide da nova política: os deputados federais Célio Studart (PV), Heitor Freire (União Brasil) e o deputado estadual André Fernandes (PL). A Consultoria Política não acredita na repetição dos três fenômenos eleitorais via o discurso da nova política no próximo pleito eleitoral.  

No pleito eleitoral de 2022 o jovem político e homem público, o advogado Damião Tenório, com certeza poderá atrair uma parte do eleitorado pós-liberal cearense não adepto da agenda de costumes, todavia, ela seria bem adepta de uma agenda econômica pró-mercado e pós-lavajista.

É interessante observar o fato de que sempre há a eleição de deputado estadual, por parte da classe média tradicional, como por exemplo: Carlos Matos (PSDB). Damião Tenório caminha para ser o provável porta-voz político do eleitorado moderado e laico pró-nova política, na classe média tradicional cearense. 

A Consultoria LCFB acredita numa nova onda de renovação da política congressista, todavia, num processo bem distante da direita radical, que se diluiu numa agremiação da política conservadora e institucional: Partido Liberal (PL).

O eleitorado da nova política de perfil econômico liberal, porém num perfil conservador laico na área de costumes, com certeza vai escolher o seu representante pela via personalista. O advogado e procurador do Estado, Damião Tenório, ainda é uma liderança em formatação, contudo, o eleitorado moderado da nova política, já está pronto para escolher um novo representante, como o seu novo líder. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes