Lula tem 56% dos votos válidos em Minas, diz pesquisa

Nesta terça-feira, 19, a Rádio Itatiaia divulgou uma pesquisa do Instituto Ver que mostra a liderança isolada do ex-presidente Lula (PT) entre os eleitores de Minas Gerais. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) continua firme na segunda colocação, sem espaço para um candidato da terceira via.

Na pesquisa estimulada, o ex-presidente registra 44% das intenções de voto enquanto que o inquilino do Planalto fica com 27%. Vale lembrar que em fevereiro, Lula estava com os mesmos 44% e Bolsonaro com 23%.

Na terceira via, cada vez mais embolada, Sergio Moro (União) obteve 4%, Ciro Gomes (PDT) registra 3%, André Janones com 2%, João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) tem 1%, cada. O candidato do partido Novo, Luiz Felipe D’Ávila ficou com 0%.

No cenário sem o ex-juiz Sérgio Moro, o beneficiário é justamente o ex-presidente Lula que vai a 46% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro. O pedetista Ciro Gomes oscila para 4%, Janones se mantém con 2%, Simone Tebet e Eduardo Leite, tem 1%. 

Na disputa de segundo turno, Lula atropela Bolsonaro por 22 pontos de diferença. São 52% das intenções de voto contra 30% do inquilino do Planalto. Entre quem diz votar nulo, em branco ou em nenhum dos dois representa 13% e os que não sabem ou não responderam, 5%.

Na disputa pelo governo de Minas, Zema ainda lidera com 44% das intenções de voto contra 22% do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). O senador Carlos Viana (PL) fica com apenas 5%.

Contudo, quando o nome de Kalil é atrelado ao de Lula, o percentual sobe para 33% e o de Zema cai para 32% com o apoio de Felipe D’Ávila (Novo). Já Viana, com o apoio de Bolsonaro, chega a ficar com 13%. Isso reflete a necessidade da candidatura de Kalil em receber o apoio de Lula para crescer entre os eleitores do interior e de baixa renda.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de abril e ouviu 1500 eleitores de Minas Gerais. A margem de erro é de 2,5% e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE está sob o número 08181/2022. A pesquisa custou R$52.000,00 e foi custeada pela própria Rádio Itatiaia.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.