Menu

O movimento anti-robertista no PDT cearense

Nos últimos dias, os bastidores da política cearense foram bastante movimentados em torno da definição do nome do PDT para a sucessão estadual. O xadrez foi movimentado principalmente pelo ex-governador Camilo Santana (PT), um apoiador declarado da atual governadora Izolda Cela (PDT), que trava uma polarização interna com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Diário do Nordeste

Nos últimos dias, os bastidores da política cearense foram bastante movimentados em torno da definição do nome do PDT para a sucessão estadual.

O xadrez foi movimentado principalmente pelo ex-governador Camilo Santana (PT), um apoiador declarado da atual governadora Izolda Cela (PDT), que trava uma polarização interna com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Na prática, a disputa interna no PDT tornou-se uma disputa clássica entre as correntes petistas no Ceará. Neste caso, essas correntes do Partido dos Trabalhadores se unificaram em torno da pré-candidatura pedetista de Izolda.

Para o sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB, Luiz Cláudio Barbosa, esse processo prejudica a imagem de RC dentro do seu próprio partido.

“Como é de costume, nas disputas internas no PT, uma chapa bater com a outra sempre vai criar uma imagem negativa do seu concorrente. Esse processo se repete quando o ‘camilismo’ petista também faz isso, arranhando a imagem do Roberto Cláudio”, observa.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e atua na área de consultoria política há mais de 20 anos. Foto: Divulgação

Nos bastidores, a avaliação é que essa movimentação antecipa a criação do “anti-robertismo” na disputa interna do PDT. Outro ponto avaliado é que tanto o ex-ministro Ciro Gomes, quanto o senador Cid Gomes, perderam o controle da legenda no Ceará.

Com isso, o próprio Camilo (em parceria com Izolda) de forma hábil, traz um grupo de aliados partidários como o Progressistas (PP), MDB, PV, PC do B e o próprio PT para que entrem no núcleo governista anti-Roberto Cláudio.

“Isso é algo muito temerário, que poderá prejudicar, de alguma maneira, a campanha do Roberto Cláudio, caso ele seja escolhido como candidato ao governo do Ceará”, alerta Luiz Cláudio Barbosa.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes