Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Diário do Nordeste

O movimento anti-robertista no PDT cearense

Por Gabriel Barbosa

08 de julho de 2022 : 10h29

Nos últimos dias, os bastidores da política cearense foram bastante movimentados em torno da definição do nome do PDT para a sucessão estadual.

O xadrez foi movimentado principalmente pelo ex-governador Camilo Santana (PT), um apoiador declarado da atual governadora Izolda Cela (PDT), que trava uma polarização interna com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Na prática, a disputa interna no PDT tornou-se uma disputa clássica entre as correntes petistas no Ceará. Neste caso, essas correntes do Partido dos Trabalhadores se unificaram em torno da pré-candidatura pedetista de Izolda.

Para o sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB, Luiz Cláudio Barbosa, esse processo prejudica a imagem de RC dentro do seu próprio partido.

“Como é de costume, nas disputas internas no PT, uma chapa bater com a outra sempre vai criar uma imagem negativa do seu concorrente. Esse processo se repete quando o ‘camilismo’ petista também faz isso, arranhando a imagem do Roberto Cláudio”, observa.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e atua na área de consultoria política há mais de 20 anos. Foto: Divulgação

Nos bastidores, a avaliação é que essa movimentação antecipa a criação do “anti-robertismo” na disputa interna do PDT. Outro ponto avaliado é que tanto o ex-ministro Ciro Gomes, quanto o senador Cid Gomes, perderam o controle da legenda no Ceará.

Com isso, o próprio Camilo (em parceria com Izolda) de forma hábil, traz um grupo de aliados partidários como o Progressistas (PP), MDB, PV, PC do B e o próprio PT para que entrem no núcleo governista anti-Roberto Cláudio.

“Isso é algo muito temerário, que poderá prejudicar, de alguma maneira, a campanha do Roberto Cláudio, caso ele seja escolhido como candidato ao governo do Ceará”, alerta Luiz Cláudio Barbosa.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina