Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Geraldo Alckmin, Denis Bezerra e o polo lulista do PSB cearense

Por Gabriel Barbosa

14 de setembro de 2022 : 13h51

A candidatura majoritária presidencial do Partido dos Trabalhadores tem aproximadamente 50% dos votos válidos, nas últimas avaliações do Paraná Pesquisas, no eleitorado cearense.

As federações partidárias PT, PC do B e PV estão com a candidatura majoritária ao Governo Estadual do petista, Elmano de Freitas, já o PSB na chapa majoritária robertista-cirista, porém, o Avante e o PROS estão na coligação majoritária oposicionista do Capitão Wagner (UB), em síntese nos três principais palanques da política regional, sempre tem um representante da coligação majoritária nacional pró – Lula. 

A Consultoria LCFB aponta na direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), como provável beneficiada do crescimento da chapa majoritária nacional entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador paulista, Geraldo Alckmin (PSB), entre os setores da classe média tradicional cearense.

A grande maioria dos membros das classes médias da sociedade civil local ainda acredita que Geraldo Alckmin é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É somente uma questão de explicação pedagógica ao eleitorado  via a publicidade local. 

Na área de serviço da economia cearense existe uma perspectiva de que alguns dos seus setores irão votar na chapa majoritária presidencial do PT e do PSB, e por isso tendem a votar na postulação de reeleição do deputado federal, Denis Bezerra (PSB), pois o próprio é o representante do ex-governador paulista e candidato a vice-presidente do Lula, o médico Geraldo Alckmin (PSB), na política local.

A reeleição do deputado federal, Denis Bezerra (PSB) tem grande possibilidade de ser beneficiada pelo eleitorado lulista não petista das classes médias cearenses. É uma possibilidade verificada nos últimos levantamentos eleitorais, na opinião pública local pela Consultoria LCFB. O candidato ao cargo de vice-presidente da chapa majoritária presidencial do Lula (PT) é o socialista Geraldo Alckmin, que não é mais tucano. Denis Bezerra é o representante de Geraldo Alckmin, no Ceará.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB 

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário