Menu

Ceará: O cenário do provável segundo turno local é entre o Capitão Wagner (UB) e o Elmano de Freitas (PT) – Parte 02

O ex-governador Camilo Santana (PT) tem compreensão do processo de polarização política-eleitoral dos cearenses, em relação à sucessão presidencial de 2022. Ainda no primeiro turno. O último levantamento da Paraná Pesquisas, já confirmou uma configuração de polarização ou duas clivagens nítidas, no universo eleitoral alencarino, em matéria de votos válidos: Lula (45%) e o Jair […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagens: Divulgação

O ex-governador Camilo Santana (PT) tem compreensão do processo de polarização política-eleitoral dos cearenses, em relação à sucessão presidencial de 2022. Ainda no primeiro turno.

O último levantamento da Paraná Pesquisas, já confirmou uma configuração de polarização ou duas clivagens nítidas, no universo eleitoral alencarino, em matéria de votos válidos: Lula (45%) e o Jair Bolsonaro (30%), no primeiro turno, com a presença do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Camilo Santana sabe que a essência da candidatura majoritária governista do deputado estadual, Elmano de Freitas (PT), sempre será anti-robertista-cirista e anti-bolsonarista. Há grande redução de espaço de manobra política-eleitoral, para o camilismo-lulista, no campo ideológico de centro-direita.

O cenário do provável segundo turno local é entre o Capitão Wagner (UB) e o Elmano de Freitas (PT), mas, a chegada do petista é fruto do modelo administrativo do camilismo-lulista, pois o lulopetismo é ator coadjuvante.

A Consultoria LCFB vai apontar duas candidaturas majoritárias lulistas idênticas ao estilo de campanha do Elmano de Freitas e do Camilo Santana: Fátima Bezerra (RN) e o Carlos Brandão (MA).

O detalhe primordial dessa análise política-eleitoral, é sem dúvida a capacidade da candidatura majoritária oposicionista de Capitão Wagner (UB) não ser vista como anti-lulista, num processo quase idêntico ao da candidatura majoritária de ACM (UB), em território baiano.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes