Menu

Bolsonaro usa Petrobrás como cabo eleitoral

Mas decisão da Opep+ provoca aumento da defasagem do preço dos combustíveis no mercado nacional em relação ao internacional e pressiona por reajustes “Bolsonaro vai continuar usando a Petrobrás, a maior empresa do país, como cabo eleitoral, manipulando preços de combustíveis, de olho nas eleições?”, indaga o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Alan Santos/PR

Mas decisão da Opep+ provoca aumento da defasagem do preço dos combustíveis no mercado nacional em relação ao internacional e pressiona por reajustes

“Bolsonaro vai continuar usando a Petrobrás, a maior empresa do país, como cabo eleitoral, manipulando preços de combustíveis, de olho nas eleições?”, indaga o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, referindo-se à decisão anunciada pelos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de redução de 2 milhões de barris por dia na produção, o que diminui a oferta e pressiona os preços.

A medida provocou aumento da defasagem do preço dos combustíveis no mercado nacional em relação ao internacional. Com base na política de preço de paridade de importação (PPI), era de se esperar que a Petrobrás recompusesse os preços dos derivados que ela vem reduzindo em período recente.

“Com mais de três anos e meio na presidência da República, Bolsonaro não fez absolutamente nada para mudar o PPI e, às vésperas das eleições, faz reduções arbitrárias nos preços dos combustíveis, desrespeitando a governança da empresa, se valendo do controle que tem sobre o Conselho de Administração da companhia e mudando diretorias”, observa o dirigente da FUP.

Ao longo do governo Bolsonaro, os aumentos nos preços dos combustíveis foram recordes, com base no PPI: 165,9% no diesel, 118,4% na gasolina e 97,4% no GLP. Mas às vésperas das eleições de primeiro turno, a direção da Petrobrás adotou uma política de preço completamente descasada com o PPI, praticado até então.

“De forma oportunista, mudaram pontualmente a política de preço para, assim que a eleição acabar, voltarem a adotar a política de preços anterior, o PPI, remunerando os acionistas. Para isso, o governo conta com o apoio de acionistas privados que vêm bancando todas as mudanças políticas que ocorrem na empresa”, afirmou Bacelar.

Em seu Twitter, o presidente Lula publicou: “Bolsonaro briga com a Petrobrás para que não aumentem o preço da gasolina até 30 de outubro. Está usando as eleições para fazer o que deveria ter feito antes. Ele sabe que no meu tempo o barril do petróleo era 147 dólares e a gasolina era R$ 2,60. E o gás de cozinha não aumentou”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo

08/10/2022 - 18h24

Só podia ser gadobolsominiom mesmo, o Bozo e a familícia, não compraram triplex, gado foi mansões, o povinho analfabeto sai os gado Bolsominion por isto o Brasil está nesta merda…vai estudar seu burro , opa, gadobolsominiom…

Uganga

07/10/2022 - 14h29

Pensei que a usasse para comprar o Congresso, financiar campanhas, fazer refinarias para desviar dinheiro, ganhar triplex na praia e reformas no sitio, ecc…….por um momento tomei um susto !!


Leia mais

Recentes

Recentes