Menu

Lula e a reconstrução do Partido dos Trabalhadores

A Consultoria LCFB acreditava numa nova etapa do lulopetismo, como corrente política – administrativa, com capacidade de reconstrução de uma Frente Ampla no Congresso e na Sociedade. O presidente eleito, Lula, porém escolheu construir uma frente única, tendo o Partido dos Trabalhadores como o carro chefe; e não mais o lulismo e os seus aliados […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

A Consultoria LCFB acreditava numa nova etapa do lulopetismo, como corrente política – administrativa, com capacidade de reconstrução de uma Frente Ampla no Congresso e na Sociedade. O presidente eleito, Lula, porém escolheu construir uma frente única, tendo o Partido dos Trabalhadores como o carro chefe; e não mais o lulismo e os seus aliados de centro-direita.

O Partido dos Trabalhadores será o centro político – administrativo do terceiro mandato presidencial do ex-metalúrgico Lula, nos próximos anos. Lula vai fazer um acordo pontual com o presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP), mas, não tem interesse de criar um polo centrista parlamentar (Cidadania, PSB, MDB, PSD, PDT e outros) , mas sim em  fortalecer a sua federação partidária (PT, PC do B e PV) e os seus satélites partidários: Solidariedade e Avante.

A indicação do ex-ministro Fernando Haddad como ministro da Fazenda, assim como do ex-ministro Aloizio Mercadante, para a presidência do BNDES, e a provável indicação do ex-governador cearense, Camilo Santana, como o futuro ministro da Educação, sem dúvida é uma sinalização do ex-presidente Lula ao Centrão e ao Mercado Financeiro de que a sua principal prioridade é o fortalecimento da sua agremiação partidária (Partido dos Trabalhadores), em detrimento de um grande pacto social (Lulismo). 

O fracasso político-administrativo que representou a escolha da ex-presidente Dilma Rousseff, que na época foi uma escolha de alguém não petista serviu de lição. Dessa vez Lula vai cuidar de cada etapa e tem somente os próximos quatro anos, para reconstruir o Partido dos Trabalhadores, como uma organização partidária com a cara do Governo Federal, numa aliança pontual, com alguns aliados pontuais, no processo político – administrativo. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – executivo da Consultoria LCFB 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

19/12/2022 - 22h54

Em 20 ou 30 anos nenhum partido político sobreviverá, no Brasil, nem mesmo o PT…

Elcio

18/12/2022 - 23h27

“O fracasso político-administrativo que representou a escolha da ex-presidente Dilma Rousseff, que na época foi uma escolha de alguém não petista serviu de lição.” Pergunta óbvia: quem indicou Dilma Rousseff então? Pensava ter sido uma indicação do próprio então Presidente Lula…


Leia mais

Recentes

Recentes