Menu

‘Número 2’ da Fazenda diz que população quer “uma taxa de juros menor”

Em entrevista ao Estadão, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, falou sobre a taxa de juros mais alta do planeta, mantida pelo Banco Central (BC), de 13,75% ao ano. Ainda na entrevista, Galípolo revelou que mantém conversas “quase que diariamente” com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. O secretário também lembrou que […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Felipe Rau

Em entrevista ao Estadão, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, falou sobre a taxa de juros mais alta do planeta, mantida pelo Banco Central (BC), de 13,75% ao ano. Ainda na entrevista, Galípolo revelou que mantém conversas “quase que diariamente” com o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

O secretário também lembrou que a Fazenda e o governo Lula (PT) estão trabalhando arduamente para melhorar o ambiente e “evitar uma crise de crédito no país”.

De acordo com ele, todas os programas econômicos lançados pelo Governo Federal, como o Desenrola, relançamento do Minha Casa, Minha Vida, novo Bolsa Família e a correção na tabela do Imposto de Renda e aumento real do salário mínimo, têm como objetivo melhorar o ambiente econômico do país, combatendo a inflação e consequentemente reduzir a taxa de juros.

“Vamos começar pelo caso do Desenrola. A gente tem uma situação bastante complexa do ponto de pessoa física. Praticamente 40% da população economicamente ativa está negativada do ponto de vista de crédito. São em torno de 70 milhões de pessoas marginalizadas do processo de crédito. É uma situação muito grave e preocupante”, lembrou.

E praticamente metade dessas negativações ocorreram nos últimos 12 meses, o que demonstra que essa deterioração vem ocorrendo de maneira bem acelerada e rápida nos últimos meses – o que demanda uma ação rápida por parte do governo. Por isso que desde o início, tanto o ministro Haddad quanto o presidente Lula têm cobrado que a gente consiga dar uma resposta a partir do Desenrola para produzir algum tipo de alívio para essas famílias e pessoas que estão endividadas”, prosseguiu.

“E as outras medidas também se inserem sob essa mesma lógica. Então, desde a medida que foi tomada com a questão do Imposto de Renda para permitir que as pessoas que recebem até em torno de R$ 2.640 não sejam oneradas e também a questão do salário mínimo estão alinhadas na mesma direção: de tentar produzir alívio para as pessoas que mais precisam”, completou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

23/02/2023 - 20h17

Não sou economista, mas se for verdade que as empresas brasileiras estão se mantendo com base na fraude contábil, conforme dito em outra matéria, a redução dos juros passa a ser uma necessidade inadiável…

EdsonLuíz.

23/02/2023 - 12h25

Todos querem uma taxa de juros menor, é claro! Eu quero, você quer, todos querem.

Mas o economista-secretário Gabriel Galípolo sabe que juros baixos só vêm com economia organizada e com Política Fiscal correta.
▪A taxa de juros é consequência da inflação e de sua expectativa. A bola, nesse caso está com ele, com o economista Gabriel Galípolo, que é do Ministério da Fazenda, responsável pela Política Fiscal.

O PT –Lula e Gleisi Hoffmann, principalmente– estão tentando enganar e colocar a culpa de problemas que são deles no Banco Central e no seu competente e sério presidente. E querem que Roberto Campos Neto, do BC, cometa a irresponsabilidade de derrubar a taxa de juros antes de Lula derrubar a expectativa em relação à inflação e ao dólar.

Roberto Campis não pide comeyer a irresponsabilidade que Lula e Gleisi querem. E não cometerá!

Em tempo: o Fernando Haddad, à frente do Ministério da Fazenda, está fazendo o trabalho dele com seriedade. Haddad está condicionado pelas maluquices de Lula, da Gleisi e de boa parte do PT, que no Lula2 e Dilma1e2 já fizeram esses mesmos erros, e as coisas deram em muita crise econômica, deu em perda de receita, perda de investimento, deu em muito desemprego, deu em Bolsonaro e a soma dos erros Lula+Dilma+Bolsonaro deu até em aumento da fome.

Mesmo com os condicionamentos que o PT está criando, Haddad está se virando para fazer a coisa certa do modo que pode.

Willy

23/02/2023 - 11h36

O que o governo tem a ver com quem està no SPC e tem dividas com lojas, bancos ou outras empresas privadas ?

Querlon

23/02/2023 - 11h30

A populaçào quer que este Zé Ruela fale menos besteiras.

yuri

23/02/2023 - 11h16

Quer dizer que quem ganha 2.641,00 R$ vai ter que pagar imposto de renda ? Kkkkkkkkkkk
E vai pagar com qual dinheiro por curiosidade ? Kkkkkkkkkkkkkk
O pobre de esquerda que fez o L também vai pagar ? Kkkkkkkkkkkkkkk
—————————————————————————————————————
O que o Estado tem a ver com pessoas que fazem dividas com empresas privadas…?
Se uma pessoa compra sem poder pagar a divida vai cair no colo de todo mundo ?
O que eu tenho a ver com isso ? Que porcaria é essa ? Essa gente é normal ?

Ou é mesma imundicia brasiloide de sempre onde os tupinicoides se comportam com oanimais e o custo disso acaba caindo no col ode todo mundo jogando tudo para baixo ?


Leia mais

Recentes

Recentes