Menu

Polônia será primeiro país da Otan a enviar caças à Ucrânia

Lote inicial de quatro MiG-29 será entregue “nos próximos dias”, segundo o presidente polonês. Após o anúncio, EUA e Alemanha reiteram decisão de não enviar jatos neste momento. Publicado em 16/03/2023 – 16h30 Por DW Made for minds DW — O presidente polonês, Andrzej Duda, disse nesta quinta-feira (16/03) que Varsóvia planeja enviar cerca de […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rosanna van de Logt/ Zoonar/picture alliance/Direitos Reservados

Lote inicial de quatro MiG-29 será entregue “nos próximos dias”, segundo o presidente polonês. Após o anúncio, EUA e Alemanha reiteram decisão de não enviar jatos neste momento.

Publicado em 16/03/2023 – 16h30

Por DW Made for minds

DW — O presidente polonês, Andrzej Duda, disse nesta quinta-feira (16/03) que Varsóvia planeja enviar cerca de uma dúzia de caças MiG-29 para a Ucrânia, no que seria a primeira entrega de equipamentos desse tipo por um membro da Otan.

A Ucrânia tem repetidamente solicitado a seus aliados ocidentais o envio de caças, com preferência pelos modernos F-16 fabricados nos EUA, mas nenhum país ocidental se comprometeu a entregar jatos a Kiev.

O primeiro lote é composto por quatro caças e será enviado “nos próximos dias”, segundo Duda. Ele afirmou que os demais MiGs, herdados da antiga Alemanha Oriental após a queda do Muro de Berlim, seriam entregues logo após passarem por revisão.

A Polônia tem sido um dos países mais empenhados em enviar equipamentos militares para a Ucrânia e convencer o Ocidente a seguir o exemplo, tendo sido a primeira nação a enviar a Kiev os tanques de fabricação alemã Leopard.

“Estes MiGs ainda estão em serviço na força aérea polonesa. Eles estão em seus últimos anos de operação, mas ainda estão, em sua maioria, em pleno funcionamento”, disse. Ele também acrescentou que os MiGs são “jatos que os pilotos ucranianos podem operar hoje sem nenhum treinamento adicional”.

O envio de caças marcaria um desenvolvimento importante da guerra e fortaleceria a defesa de Kiev contra ataques de mísseis e realizados com drones russos. Um porta-voz militar ucraniano afirmou que seu país está “grato aos nossos parceiros”.

“Os MiGs não resolverão as tarefas, precisamos de F-16s. Mas os MiGs realmente ajudarão a fortalecer nossas capacidades”, disse o porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yuriy Ignat.

Não houve comentário imediato de Moscou sobre a decisão da Polônia. Mas o Kremlin disse repetidamente que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia só prolongará o conflito, aumentará o sofrimento civil ucraniano e não terá impacto sobre os objetivos militares da Rússia.

Casa Branca e Alemanha mantêm posição

A decisão da Polônia de se tornar o primeiro país a enviar aviões de guerra MiG-29 para a Ucrânia “não muda” a decisão dos EUA contra o envio de seus próprios aviões de guerra para Kiev, disse a Casa Branca.

“Isso não altera nosso cálculo com relação aos F-16”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, a jornalistas.

O governo alemão também manteve seu posicionamento sobre o tema. “Até o momento, todos concordam que não é a hora de enviar caças”, disse o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, a jornalistas. “Não tenho ainda confirmação da Polônia de que isso aconteceu.”

Na quinta-feira passada, o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, havia dito que a Polônia queria transferir os aviões MiG-29 para a Ucrânia “no âmbito de uma coalizão maior de países”.

Perguntado sobre quais países integrariam essa coalizão, Blaszczak mencionou a Eslováquia, mas acrescentou que “é claro que estamos abertos a outros”. “Queremos conduzir nossa atividade dentro da estrutura de uma coalizão”, acrescentou.

No ano passado, a Eslováquia, vizinha da Polônia, havia dito que estava disposta a avaliar o envio de aviões MiG-29 para ajudar a substituir as perdas dos estoques atuais da Ucrânia. Entretanto, nenhuma decisão final foi tomada.

Duda fez o anúncio polonês após conversas com seu homólogo tcheco, Petr Pavel, um ex-general da Otan.

Ao todo, a Polônia possui 28 aviões MiG-29, que devem ser substituídos nos próximos anos por aviões sul-coreanos FA-50 comprados por Varsóvia, e em seguida pelos americanos F-35.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

17/03/2023 - 18h41

Alexandre Nada,

As pessoas leem. Elas não são dementes e sabem claramente a diferença entre cada um. O que você deveria fazer era procurar responder o que eu desmascaro e que o contraria. Mas você não responde..

Sempre pode ter algum espírito-de-porco igual a você, mas não será o real.

Eu sei que, de tudo, o que mais o contraria é sobre a corrupção de Lula.
▪Caramba! Minha posição é a de que nós não podemos ter, em hipótese nenhuma, um presidente corrupto! Um presidente corrupto não tem moral, não manda nada e só consegue governar cedendo espaço para outros corruptos:: vira uma tchutchuca! Vira não: já é uma tchutchuca de corruptos e se corrompe junto!

Você deveria, Alexandre Nada, é explicar o porquê de as provas que 9(nove) juízes usaram para comdenar Lula terem sido “forjadas”, e, no entanto, Lula não PROCESSAR os 9(nove) juízes (todos, à unanimidade) que o condenaram “forjando” provas.

Se “alguéns” inventa provas contra quem está lendo, o acusa xe corrupto com provas forjadas, o condena e o coloca uns 20 dias na cadeia, quem está lendo pro essa cada um que cometeu o abuso. Ou não processa?

Você que está lendo? Não processaria quem inventasse provas contra você???
▪Por que Lula não processa os 9(nove) juízes??
▪Por que vários petistas só falam em um juuz, e não falam nis 9(nove)???
▪E por que não processam eles cada um desses juízes?

    Alexandre Neres

    18/03/2023 - 02h31

    Senhor Edson Luiz, assusta-me ver o quanto é cabotino e mais uma vez se esquivou de responder ao que lhe fora indagado.

    Nem por isso, vou deixar de responder às tolices que copiou de algum advogado de porta de cadeia da Santa Catarina do Sudeste, mesmo sabendo que age de má-fé, pois se tivesse aberto ao conhecimento não repetiria mais essas baboseiras.

    Antes de tudo, a instância máxima, o guardião da Constituição já se posicionou em decisão irrecorrível que os processos instaurados em desfavor de Lula são nulos pelas provas terem sido produzidas por um juiz parcial que as selecionou para condenar seu desafeto, além de ter adredemente atraído a competência para julgá-lo de forma ilícita e tirá-lo da disputa eleitoral.

    Portanto, em sede de habeas-corpus, o STF desconstituiu todas as decisões anteriores contra Lula porque o princípio do devido processo legal foi conspurcado, na medida em que as provas estavam contaminadas, objeto de grave nulidade. Quero te prevenir que está cometendo o crime de calúnia ao chamar o presidente Lula de corrupto, pois não só nenhuma pena pesa sobre ele, como nenhuma acusação em todo o território nacional, sendo ele inocente como qualquer outro brasileiro nessas condições.

    O processo foi desarvorado por incontáveis falhas cometidas pelo juízo e pela acusação, que atuaram em colusão nos autos, sendo os grandes responsáveis pelo fato de os processos em questão não seguirem adiante por contrariarem as garantias mais comezinhas que devem ser asseguradas a todo cidadão. Eles são os grandes responsáveis por isso e a eles deve ser imputado o resultado obtido em face de não se desincumbirem a contento do seu mister. Vale ressaltar que o Poder Judiciário permitiu que Serjo Morto fosse chamado de juiz corrupto pela sua folha de serviços prestados.

    Se o senhor não fosse jejuno em Direito e tivesse um conhecimento mínimo da atuação do Poder Judiciário brasileiro ao longo do tempo, prolatando decisões as mais absurdas e enviesadas, não faria críticas tão pueris.

    Política também não é o seu forte. Lula deu a volta por cima, é o presidente do Brasil e tem a ficha limpa no Judiciário. Sua missão é pacificar o país, todavia sem submeter o povo ao mercado que você tanto idolatra. Só mesmo um total sem noção para levantar a hipótese de Lula comprar briga com um Poder extremamente corporativista ao processar seus membros que, de fato, foram muito mal, expondo as vísceras do sistema em um momento que tem muito mais coisa pra se preocupar.

    Além do mais, apesar dos inúmeros erros e de ter se acovardado diante da pressão e do clamor popular levado a cabo pela Lava Jato entre 2014 e 2020, tivemos uma rara chance de ver o Poder Judiciário, ainda que tardiamente, se redimir do seu erro e repará-lo na medida do possível, merecendo registro a atuação magistral de Xandão, tanto no TSE quanto no STF, não fazendo o menor sentido o campo progressista se insurgir contra o Judiciário uma hora dessas.

    Lula está preocupado em governar o país, com o porvir. Passou uma borracha por cima do maior erro judiciário cometido no Brasil contemporâneo.

    Embora seja um sinal do quanto teremos que caminhar e de que paira um desconhecimento sobre os direitos liberais mais básicos, ainda temos de aturar que Eduardo Bolsonaro, Kleiton e Edson Luiz chamem Lula de descondenado, em total desrespeito ao ordenamento legal pátrio. Não por acaso os poderes constituídos e o estado democrático de direito foram vandalizados, com os ataques reiterados da Lava Jato tanto à política quanto ao Judiciário terem desembocado nos atos terroristas de 8J.

EdsonLuíz.

17/03/2023 - 13h26

Não sou eu quem está ao lado do político radical de direita presidente da Polônia!
▪Quem cita Sebastian Duda é você, Alexandre Nada. Não sou eu.

Eu cito a Polônia! E assim mesmo eu cito apenas para observar que a Polônia sabe que precisa ter medo da Rússia.
▪Por Sebastiam Duda, a Polônia estaria ao lado da Rússia e de Putin, que é como você, Lula, Jair Bolsonaro, o PT, …. que se dizem progressistas por serem enganadores, estão.

Eu estou, aqui neste riposte que fiz, apenas observando que a Polônia reaje às ameaças da Rússia porque sabe quem é seu vizinho abusador.

Foi apenas isso que falei, e citei todos os outros países que estão se acautelando para poderem resistir aos abusos da Rússia. Eles estiveram submetidos sob a União Soviética e conhecem a Rússia! Ou são vizinhos da Rússia que agora, com o que ocorre na Ucrânia, desistiram de acreditar que a Rússia não chegaria a tanto e estão procurando apoio defensivo na OTAN, como Suécia e Finlândia.

Quem exige deste populista de direita que está à frente da Polônia que confronte a Rússia é o povo polonês!

O povo polonês sabe o perigo que é a Rússia e exige que seu país apoie a Ucrânia! Exige que Sebastian Duda, que você cita, não eu, se posicione em defesa da Polônia e contra a Rússia.

E TODOS os países e pessoas progressistas do mundo, não importando se de direita ou de esquerda, exigem que seus populistas confrontem a Rússia.

Esse Alexandre Nada continua fazendo as interpretações sacanas dele, muitas delas erradas por ele ser ignorante e sua interpretação errada e ideologizada ser a que ele consegue entender…

Mas neste caso, ele não fez por ignorância, mas por manipulação encardida do canalha que ele é::
▪Veja: é ele que cita o presidente da Polônia, Sebastian Duda. Ele que cita, não eu!
▪Mas ele, Alexandre Nada, está apoiando as ilegalidades e estupros de crianças e destruição de tudo na ucrânia com misseis e… FÓSFORO BRANCO! É ele, seu partido, o PT, e seu Mito, Lula, quem, eles sim, estão apoiando os abusos de um psicopata de ultra-direita, o Vladimir Putin. Aliás, Jair Bolsonaro apoia Putin também!

Viva o apoio da Polônia à Ucrânia!
Viva o apoio de TODOS os países que se libertaram dos abusos da Rússia sob a União Soviética à resistência ucraniana!
Viva TODOS os progressistas do mundo no seu apoio contra a barbárie Russa!
▪Quer ser progressista, seja progressista de verdade, começando por não apoiar corruptos e muito menos corruptos que apoiam ditadores de ultra-direita ou de ultra-esquerda… como Lula.

    Alexandre Neres

    17/03/2023 - 16h16

    Contenha-se, meu senhor. Teu desequilíbrio te deixa cada vez mais parecido com o genocida. Por que o senhor “reaje” dessa forma? Como de costume está tergiversando, saindo pela tangente. Poderia te perguntar, por exemplo, sobre a relação da Polônia com a Alemanha. Mas quero me ater a uma questão específica à qual o senhor sempre passa ao largo e desconversa. Poderia se posicionar por obséquio: “Pega muito mal para um senhor de idade portar-se como um cãozinho amestrado dos ianques, não por acaso o país que promoveu incontáveis golpes e a instalação de diversas ditaduras na nossa América Latina.” Quem muito se abaixa, acaba por mostrar a bunda. Também neste caso sua postura é igual à do mitômano. Creio que deva chorar ante a bandeira estadunidense enquanto toca o hino.

WWagner Indigo

17/03/2023 - 12h53

A Ucrânia se tornou o ferro-velho da Europa !!! As armas enviadas são ultrapassadas , ou não funcionam .
Os caças foram fabricados na década de 80 , como os que serão enviados pela Eslováquia , e estavam aposentados .
É o Cemitério do Biden , onde já foram enterrados mais de 260.000 soldados nazistas !!!

Alexandre Neres

17/03/2023 - 10h24

Progressista e amante da democracia? Ao lado de Duda, presidente da Polônia? Esse senhor não se emenda mesmo.

Pra quem não sabe, Duda é junto com Órban, Erdogan, Trump e Bolsonaro um dos expoentes dessa extrema-direita que nessa quadra histórica veio por meio das fake news desarvorar o que construímos a pouco e pouco com muita luta. Mais uma vez esse senhor está fazendo o jogo da extrema-direita, é um bolsonarista avant la lettre.

Senhor Edson Luiz, deixe de agir como um patife! Pega muito mal para um senhor de idade portar-se como um cãozinho amestrado dos ianques, não por acaso o país que promoveu incontáveis golpes e a instalação de diversas ditaduras na nossa América Latina.

EdsonLuíz.

16/03/2023 - 20h52

Claro!
Quanto mais perto das ameaças dos covardes, mais prontidão em dar respostas às agressões!
E a Polônia conhece tanto a Rússia e sua natureza dominadora e covarde quanto qualquer de seus ex-companheiros de infortúnio que estiveram submetidos à Rússia sob a União Soviética.

A Suécia, Dinamarka, Noruega, Alemanha, Finlândia, pela vizinhança com a Rússia, seguidos de todos os países que historicamente estiveram sob opressão da Rússia na União Soviética e são os prováveis próximos agredidos se Vladimir Putin não for contido serão sempre os mais mobilizados contra as agressões dessa ditadura.

Essa mobilização por autoproteção contra a Rússia reúne Polônia, Estónia, Letônia, Lituânia, Geórgia, Moldávia, Bulgária, Romênia, e vai por aí… Mas responder a agressões e barbárie é compromisso moral sempre de todo o mundo livre. Até, eventualmente, quando a agressão for sofrida por um país historicamente opressor, se ele estiver sendo abusado e pedir ajuda deve ser atendido.

Ou se é progressista e amante da democracia ou não se é progressista, essa é uma das poucas questões em que não existem nuances!


Leia mais

Recentes

Recentes