Lula participará da cúpula do G7 no Japão, no final do mês

Imagem: Ricardo Stuckert

O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (5), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cúpula do G7, que reúne os países mais ricos do mundo. Lula foi convidado pelo atual ministro japonês, Fumio Kishida. O encontro anual ocorrerá em Hiroshima, nos dias 20 e 21 de maio.

O grupo é formado pelos países mais industrializados e desenvolvidos do mundo. Atualmente, os países que compõem o G7 são: França, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Reino Unido, Itália e Canadá.

Além do Brasil, outros países como a Austrália, a Índia, a Indonésia e a República da Coreia também foram convidados. Representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde, da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia também comparecerão ao evento.

A edição deste ano é a sétima com participação do presidente Lula. O Brasil foi convidado a participar das Cúpulas diversas vezes durante os anos de 2003 a 2009. Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, o país não foi convidado para comparecer ao evento.

“O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7 – como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos – e mantém com seus membros permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem”, afirmou o ministério.

Clarice Candido:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.