Zé Trovão é liberado da tornozeleira eletrônica e recupera redes sociais

Zé Trovão (PL-SC), Deputado Federal - Reprodução: Câmara dos Deputados

O deputado bolsonarista foi investigado por ter participado de atos antidemocráticos no 7 de setembro de 2021 e chegou a fugir para o méxico antes de ser preso pela PF

Zé Trovão, líder caminhoneiro bolsonarista e deputado federal eleito pelo PL em Santa Catarina nas últimas eleições, foi liberado das medidas cautelares impostas a ele. O parlamentar agora não precisa mais usar tornozeleira eletrônica e recuperou acesso às suas redes sociais após decisão de Alexandre de Moraes, tomada nesta sexta (12).

A defesa do parlamentar fez o pedido de liberação ao ministro alegando que Zé Trovão, na condição de deputado, precisava se locomover sem restrições pelo país para comparecer aos eventos que é convidado. Além disso, ele precisaria ter acesso pleno de suas redes para prestar contas de seu mandato.

Segundo a defesa, o parlamentar vinha cumprindo todas as determinações judiciais, não existindo mais motivo para as restrições.

Alexandre de Moraes, ao deferir o pedido dos defensores do parlamentar, justificou a decisão. “Não há nos autos, desde a eleição para o cargo de parlamentar, notícias de qualquer violação, de modo que é plenamente possível a sua revogação”, afirmou o Ministro.

Apoio de Pacheco

Zé Trovão gravou um vídeo retirando a tornozeleira eletrônica e nele declarou que o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, teria intermediado seu pedido junto ao Ministro do STF.

Em resposta, a assessoria de Pacheco divulgou: “cabe acompanhar, quando provocado, situações que envolvam alegada mitigação de prerrogativas parlamentares, sem nenhuma interferência no mérito das decisões, que cabem exclusivamente à Justiça. O caso do deputado Zé Trovão, e de outros parlamentares em situação similar, estão sendo acompanhados pela Presidência da Casa, sempre com total respeito à independência do Poder Judiciário”.

Zé Trovão foi preso por ter participado nos atos antidemocráticos do 7 de setembro de 2021. Durante as investigações, o parlamentar fugiu para o México para tentar evitar a captura, mas não teve sucesso. Sua prisão foi revogada meses depois, contanto que usasse tornozeleira eletrônica.

Patrick Chaia:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.