CCJ: Feliciano revela motivo da oposição ter desistido de chamar Dino

Foto: Agência Brasil

Reforma Agrária: 5 mil famílias serão beneficiadas

Por Rhyan de Meira

15 de maio de 2023 : 07h44

O governo federal está elaborando um plano emergencial de reforma agrária para liberar as áreas rurais que já passaram pelo processo de desapropriação. Este plano tem como objetivo assentar 5 mil novas famílias nessas áreas.

De acordo com o Valor, nos próximos dias, o presidente Lula fará o anúncio de um cronograma para a regularização fundiária, além de modificações nos critérios de pontuação. Essas alterações visam priorizar grupos como a juventude rural, mulheres chefes de família e comunidades quilombolas no programa.

Cerca de 1.700 famílias serão incluídas em 126 assentamentos que foram estabelecidos durante a administração da ex-presidente Dilma Rousseff. Esses processos estavam paralisados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No total, essas áreas represadas abrangem mais de 300 mil hectares distribuídos em 18 estados.

Segundo o jornal, o governo planeja anunciar a abertura de um edital, utilizando os novos critérios de pontuação, para selecionar aproximadamente 3.800 famílias em 174 propriedades, além de decretar a criação de oito novos assentamentos rurais.

Embora o governo ainda não tenha confirmado um número exato, estima-se que até o final deste ano aproximadamente 40 mil famílias receberão títulos de propriedade.

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário