Comentários sobre: O que diz o presidente do Bradesco sobre os juros abusivos do Banco Central? https://www.ocafezinho.com/2023/05/22/o-que-diz-o-presidente-do-bradesco-sobre-os-juros-abusivos-do-banco-central/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Mon, 22 May 2023 14:09:52 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: EdsonLuíz. https://www.ocafezinho.com/2023/05/22/o-que-diz-o-presidente-do-bradesco-sobre-os-juros-abusivos-do-banco-central/#comment-746346 https://www.ocafezinho.com/?p=155127#comment-746346 O banqueiro escreve que os juros estão altos e que isso é ruim para a economia porque inibe o crescimento econômico. =>TODO BANQUEIRO pensa a mesma coisa e quer os juros mais baixos! =>TODO bom economista pensa a mesma coisa e quer os juros mais baixos! Mas NENHUM banqueiro e NENHUM bom economista quer que baixe os juros no grito, porque sabe que os juros precisam estar harmonizados com a Política Fiscal. Nem o presidente do Conselho do Bradesco, o banqueiro Luiz Trabuco, quer que os juros sejam rebaixados no grito:: ele sabe que a inflação só cai se houver uma boa Política Fiscal e se o governo for responsável! E os judos só podem cair quando a inflação ceder. Para que os juros sejam harmonizados com uma Politica Fiscal é necessário que 1° haja uma Política Fiscal, que neste momento o Brasil não tem e está tentando dar o 1° passinho para ter uma, que é aprovar uma Âncora Fiscal (o governo, até agora, só conseguiu fazer uma proposta de Arcabouço de Âncora Fiscal, que enviou para ser discutida no Congresso). Essa Âncora Fiscal nem foi votada ainda. Para ela fazer efeito precisará ser votada, depois ser implementada pelo governo Lula, precisa esperar seus efeitos sobre a inflação para esses efeitos serem medidos -- o que leva uns meses-- e só depois pode haver uma decisão sobre harmonizar os juros com ela, que poderá ser de diminuir os juros (torcemos todos para ter este bom efeito) ou aumentar os juros, se os efeitos da Politica Fiscal sobre a inflação forem ruins. Para os juros caírem ou subirem, TUDO vai depender da qualidade da Ãncora Fiscal. É isso o que Luiz Trabuco, qualquer bom economista ou qualquer banqueiro está falando quando reclama que os juros estão altos. Parece que estão reclamando dos juros. NÃO! Estão reclamando da falta de uma Política Fiscal. Enquanto o Brasil não tem sequer um Arcabouço Fiscal as condições da economia que temos são as que Bolsonaro deixou, e agravadas pelos quase R$200Bilhões de dívida Extra-Teto pela PEC da Gastança aprovada para o início do governo Lula. Isso já havia obrigado os juros a irem para 13,75% ainda dentro do governo Bolsonaro e como NADA até agora mudou, os juros lá nos 13,75% estão. Mas não foram aumentados. Quando alguém vem e diz que os juros estão altos parece que ele está falando contra o Banco Central e quem quer distorcer (ou que nào ebtende) faz narrativa nessa linha de que a culpa é dos juros. Mas ocorre que os que conhecem e não estão politizando (ideologizando, na verdade), quando estes bons economistas e Banqueiros falam que os juros estão altos e que precisam ser mais baixos, estão reclamando é da inflação e de uma política fiscal correta e responsável para os juros caírem. Porque sabem que a inflação não cai se os juros forem rebaixados no grito; pelo contrário: com juros rebaixados no grito a inflação sobe e ferra com o pobre! A não ser quando dão declarações mal-intencionadas, mas quando é isso eles não declaram. Os juros só vão cair de forma tecnicamente correta quando o Brasil passar a ter uma Política Fiscal, essa Politica Fiscal tiver boa qualidade e o governo aplicá-la com responsabilidade e sem gastança. E com TUDO no Orçamento.]]> ■Aí está:
▪O banqueiro escreve que os juros estão altos e que isso é ruim para a economia porque inibe o crescimento econômico.

=>TODO BANQUEIRO pensa a mesma coisa e quer os juros mais baixos!
=>TODO bom economista pensa a mesma coisa e quer os juros mais baixos!

Mas NENHUM banqueiro e NENHUM bom economista quer que baixe os juros no grito, porque sabe que os juros precisam estar harmonizados com a Política Fiscal.

Nem o presidente do Conselho do Bradesco, o banqueiro Luiz Trabuco, quer que os juros sejam rebaixados no grito:: ele sabe que a inflação só cai se houver uma boa Política Fiscal e se o governo for responsável! E os judos só podem cair quando a inflação ceder.

Para que os juros sejam harmonizados com uma Politica Fiscal é necessário que 1° haja uma Política Fiscal, que neste momento o Brasil não tem e está tentando dar o 1° passinho para ter uma, que é aprovar uma Âncora Fiscal (o governo, até agora, só conseguiu fazer uma proposta de Arcabouço de Âncora Fiscal, que enviou para ser discutida no Congresso).

Essa Âncora Fiscal nem foi votada ainda. Para ela fazer efeito precisará ser votada, depois ser implementada pelo governo Lula, precisa esperar seus efeitos sobre a inflação para esses efeitos serem medidos
— o que leva uns meses– e só depois pode haver uma decisão sobre harmonizar os juros com ela, que poderá ser de diminuir os juros (torcemos todos para ter este bom efeito) ou aumentar os juros, se os efeitos da Politica Fiscal sobre a inflação forem ruins.

Para os juros caírem ou subirem, TUDO vai depender da qualidade da Ãncora Fiscal.

É isso o que Luiz Trabuco, qualquer bom economista ou qualquer banqueiro está falando quando reclama que os juros estão altos. Parece que estão reclamando dos juros. NÃO! Estão reclamando da falta de uma Política Fiscal.

Enquanto o Brasil não tem sequer um Arcabouço Fiscal as condições da economia que temos são as que Bolsonaro deixou, e agravadas pelos quase R$200Bilhões de dívida Extra-Teto pela PEC da Gastança aprovada para o início do governo Lula. Isso já havia obrigado os juros a irem para 13,75% ainda dentro do governo Bolsonaro e como NADA até agora mudou, os juros lá nos 13,75% estão. Mas não foram aumentados.

Quando alguém vem e diz que os juros estão altos parece que ele está falando contra o Banco Central e quem quer distorcer (ou que nào ebtende) faz narrativa nessa linha de que a culpa é dos juros.

Mas ocorre que os que conhecem e não estão politizando (ideologizando, na verdade), quando estes bons economistas e Banqueiros falam que os juros estão altos e que precisam ser mais baixos, estão reclamando é da inflação e de uma política fiscal correta e responsável para os juros caírem. Porque sabem que a inflação não cai se os juros forem rebaixados no grito; pelo contrário: com juros rebaixados no grito a inflação sobe e ferra com o pobre!

A não ser quando dão declarações mal-intencionadas, mas quando é isso eles não declaram.

Os juros só vão cair de forma tecnicamente correta quando o Brasil passar a ter uma Política Fiscal, essa Politica Fiscal tiver boa qualidade e o governo aplicá-la com responsabilidade e sem gastança. E com TUDO no Orçamento.

]]>