Inflação volta a cair em maio e aumenta pressão sobre Campos Neto

Nesta quarta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do País, se manteve em tendência de queda no mês de maio, com variação de 0,23% ante abril.

Neste ano, a inflação acumulada é de 2,95%. Já nos últimos 12 meses, o índice é de 3,94%. Em maio do ano passado, foi de 0,47%. Vale destacar que o dado ficou abaixo do aguardado pelos analistas de mercado, que apostava numa inflação de 0,33% no mês e de 4,04% na comparação anual.

Ainda de acordo com o IBGE, a tendência da inflação é de queda nos próximos meses. O IPCA de fevereiro, por exemplo, chegou a 0,84%, caindo para 0,71% em março e 0,61% em abril. Na comparação anual, o IPCA segue em queda desde abril do ano passado, mês que houve um recorde do índice, de 12,13%.

Logicamente, que o resultado aumenta a pressão sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para baixar a taxa básica de juros, a Selic, que se mantém em 13,75% ao ano. Essa é a maior taxa de juros do planeta terra.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.