Biden nomeia pimeira mulher para chefiar marinha dos EUA

Lisa Franchetti, atual vice-chefe de operações navais e futura chefe da marinha dos Eua, e o vice-almirante da marinha do Reino Unido, Martin Conell - Foto: Divulgação/U.S. Navy

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, escolheu a almirante Lisa Franchetti para chefiar a Marinha dos EUA, segundo anúncio feito na sexta-feira.

Ela será a primeira mulher a chefiar a Marinha e a primeira a ser membro do Estado-Maior Conjunto, corpo de lideranças das forças armadas dos EUA. O grupo é formado pelos chefes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e dos Fuzileiros Navais.

“Ao longo de sua carreira, a almirante Franchetti demonstrou ampla experiência nas arenas operacional e política”, disse Biden em comunicado.

Quem é Lisa Franchetti?

Franchetti atualmente é vice-chefe de operações da Marinha.

Um alto funcionário do governo, falando sob condição de anonimato, disse à Associated Press que Biden a escolheu com base em sua ampla experiência – 38 anos servindo às forças armadas dos EUA.

Franchetti já comandou todos os níveis da Marinha e possui, inclusive, duas passagens como comandante de um grupo de ataque de porta-aviões. Ela também é a segunda mulher da Marinha dos EUA a ser promovida a almirante de quatro estrelas.

O oficial disse que Biden entende a importância de Franchetti como a primeira mulher presente no Estado-Maior Conjunto e acredita que ela inspirará homens e mulheres na Marinha.

A decisão de Biden de convocar Franchetti vai contra a recomendação do Pentágono, que projetava Samuel Paparo, atual comandante da Frota do Pacífico da Marinha, na função, mas a escolha do presidente, segundo oficiais da marinha, é a melhor decisão para o cargo.

Matéria com informações do portal DW

Patrick Chaia:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.