TASS – O presidente russo, Vladimir Putin, fará um discurso por vídeoconferência na cúpula dos líderes do G20 nesta quarta-feira (22).
Espera-se que os líderes do Grupo dos 20 discutam a economia e as finanças globais, a agenda climática e a digitalização. Eles também resumirão os resultados da presidência da Índia no grupo. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente russo apresentará a posição da Rússia sobre “a situação atual, que é muito, muito turbulenta”.
Espera-se que a reunião virtual do G20 facilite a implementação eficaz de várias decisões tomadas durante a cúpula de setembro. A Índia espera que o maior número possível de líderes compareça.
A cúpula desta quarta-feira será o segundo evento de alto nível do G20 este ano. O anterior ocorreu em Nova Delhi, de 9 a 10 de setembro. A delegação russa foi liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. Tradicionalmente, as cúpulas do G20 realizam-se uma vez por ano, mas este ano o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, sugeriu uma cúpula virtual para considerar as propostas apresentadas em setembro.
A reunião se tornará o evento final da presidência da Índia no grupo. Nova Delhi manterá o status até 30 de novembro de 2023, quando será sucedida pelo Brasil.
O G20 é composto por Austrália, Argentina, União Africana, Brasil, Reino Unido, União Europeia, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, China, México, Coreia do Sul, Rússia, Arábia Saudita, Estados Unidos, Turquia, África do Sul, França e Japão.
Na terça-feira, Putin participou em outra cúpula online, desta vez do grupo de nações do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para discutir o atual conflito israelo-palestino. No seu discurso, o presidente instou a comunidade internacional “a unir forças para aliviar as tensões, garantir um cessar-fogo e encontrar uma solução política para o conflito israelo-palestino”.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!