Menu

Petrobrás cancela venda da Lubnor

Contrato foi rescindido pelo não cumprimento de condições precedentes no tempo determinado, segundo comunicado da empresa A Petrobrás informou por meio de nota, na manhã desta segunda-feira, a rescisão de contrato de venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), localizada em Fortaleza/CE. A decisão acontece em razão do descumprimento de condições […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

Contrato foi rescindido pelo não cumprimento de condições precedentes no tempo determinado, segundo comunicado da empresa

A Petrobrás informou por meio de nota, na manhã desta segunda-feira, a rescisão de contrato de venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), localizada em Fortaleza/CE. A decisão acontece em razão do descumprimento de condições precedentes estabelecidas no contrato até o prazo final, que foi no dia 25 de novembro.

“Esse é um sinal do compromisso do governo do presidente Lula, e da nova alta administração da Petrobrás, de não seguir com as privatizações, encerrando os processos de venda”, comemora Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Bacelar destaca que ainda falta avançar para reaver ativos estratégicos que foram privatizados. “É importante a retomada da  Rlam, da Reman e da SIX, por exemplo”, destaca ao lembrar a intenção de Jean Paul Prates, presidente da estatal, de recomprar a Refinaria de Mataripe, antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam), privatizada em dezembro de 2021. As refinarias Isaac Sabbá (Reman) e SIX (Unidade de Industrialização do Xisto) foram privatizadas no final do governo Bolsonaro.

Em junho último, os trabalhadores da Lubnor realizaram uma greve para tentar barrar a venda da refinaria. “O cancelamento da privatização da Lubnor também é fruto da luta da categoria petroleira”, avalia Bacelar.

A Lubnor é responsável por cerca de 10% da produção de asfalto no país, além de ser a única unidade de refino a produzir lubrificantes naftênicos – produto para usos nobres, como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos. A refinaria também é responsável por abastecer todos os estados do Nordeste e por fornecer derivados para os estados do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

A Lubnor, que seria vendida para o grupo Grepar Participações Ltda por US$ 34 milhões – 55% abaixo da estimativa de valor de mercado -, está localizada em um terreno de 400 quilômetros quadrados, sendo que 30% do espaço pertence ao município de Fortaleza.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes