Menu

PGR propõe audiência de conciliação para resolver disputa entre Lira e Renan Calheiros

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sugeriu que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), ambos adversários políticos de longa data em Alagoas, participem de uma audiência de conciliação relacionada a duas ações penais iniciadas por Lira. Com informações do O GLOBO. As queixas de Lira se referem a acusações de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sugeriu que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), ambos adversários políticos de longa data em Alagoas, participem de uma audiência de conciliação relacionada a duas ações penais iniciadas por Lira. Com informações do O GLOBO.

As queixas de Lira se referem a acusações de calúnia, difamação e injúria feitas por Renan em duas ocasiões: uma em um evento público, onde Renan disse que Lira “privatizou” a prefeitura de Maceió, e outra em uma rede social, acusando Lira de desvio de dinheiro público e violência doméstica. Renan defende que suas declarações são protegidas pela imunidade parlamentar.

A vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Santos, concordou com o pedido de Lira para remover a postagem da rede social, julgando-a como excessiva e focada na vida privada de Lira, já desmentida judicialmente. No entanto, Santos enfatizou a necessidade de uma audiência de conciliação antes de processar as queixas, conforme a lei. O ministro André Mendonça, relator dos casos, decidirá sobre este procedimento.

Conforme reportado pelo GLOBO, Lira e Renan já recorreram à Justiça várias vezes no último ano, incluindo as duas ações em questão no STF. O governo federal tentou mediar a situação, mas a disputa entre os dois persiste.

CPI

A situação se complicou com a proposta de criação da CPI da Braskem, onde Renan e Lira, ambos aliados de Lula mas pertencentes a alas políticas opostas em Alagoas, se posicionaram divergentemente. Renan, que defende a CPI, enfrenta a oposição de Lira, que busca impedir a formação do grupo de investigação, que poderia afetar o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), aliado de Lira.

Apesar dos esforços do governo e de senadores governistas para evitar a comissão, alegando potencial agravamento da crise, Renan conseguiu apoio suficiente para a possível instalação da CPI nesta semana.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes