Menu

Dino no STF: Governo estima até 53 votos favoráveis, oposição conta com 30 contra

No dia da sabatina de Flávio Dino para o STF, aliados do governo estão confiantes em uma votação favorável, estimando entre 45 e 53 votos a favor. A oposição, por outro lado, espera que cerca de 30 senadores votem contra, um número significativo, mas insuficiente para impedir a nomeação de Dino pelo presidente Lula. De […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil


No dia da sabatina de Flávio Dino para o STF, aliados do governo estão confiantes em uma votação favorável, estimando entre 45 e 53 votos a favor. A oposição, por outro lado, espera que cerca de 30 senadores votem contra, um número significativo, mas insuficiente para impedir a nomeação de Dino pelo presidente Lula.

De acordo com levantamentos do jornal O Globo, Dino pode enfrentar mais resistência do que Cristiano Zanin. A oposição, consciente de que não tem votos suficientes para vencer, busca demonstrar sua força.

Os ministros Renan Filho, Camilo Santana e Wellington Dias voltarão ao Senado para participar da votação. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, expressou confiança na aprovação de Dino, prevendo um placar entre 45 e 52 votos, enquanto o relator da indicação, Weverton Rocha, é ainda mais otimista, esperando no mínimo 53 votos.

O apoio a Dino entre os 81 senadores é estimado em até 62 votos, excluindo membros do PL e parlamentares declaradamente da oposição, como Damares Alves. Um levantamento inicial mostrou 24 senadores a favor da nomeação e 21 contra.

Dino, que se dedicou a conversar com os indecisos, acredita ter conquistado mais apoio, citando uma transformação de opiniões similar à narrativa bíblica da estrada de Damasco.

Além de reuniões com senadores da oposição como Plínio Valério, Styvenson Valentim e Oriovisto Guimarães, Dino também se encontrou com senadores do PSD e MDB. Apesar de Valério declarar voto contra, a conversa foi descrita como cordial.

Ministros do governo Lula com assentos no Senado vão retornar ao Congresso para votar nas indicações de Dino e do subprocurador-geral Paulo Gonet para a PGR. A volta dos ministros é vista mais como um gesto político do que um aumento real nos votos, já que seus suplentes já apoiam as indicações. A exceção é Margareth Buzetti, suplente do ministro da Agricultura, que se declarou indecisa sobre Dino. A participação de seu titular, Carlos Fávaro, na votação ainda não está confirmada.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes