Menu

A pergunta de Fachin para Lula durante jantar com ministros do STF

Anteriormente visto como um adversário de Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao seu envolvimento com a operação Lava-Jato, o ministro Edson Fachin recentemente teve um encontro surpreendentemente amigável com o presidente. Esse momento ocorreu durante um jantar na residência do presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Lula, que circulou entre diversos grupos no […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

Anteriormente visto como um adversário de Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao seu envolvimento com a operação Lava-Jato, o ministro Edson Fachin recentemente teve um encontro surpreendentemente amigável com o presidente. Esse momento ocorreu durante um jantar na residência do presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Lula, que circulou entre diversos grupos no evento, encontrou-se em um momento particular com Fachin, onde tiveram uma conversa em tom amistoso.

Durante a conversa, Fachin questionou Lula sobre suas perspectivas para as eleições municipais de 2024. O presidente aproveitou para compartilhar suas análises e expectativas para o cenário político do próximo ano, revelando um lado mais estratégico de sua visão política. Este diálogo marca uma interação significativa, considerando o histórico prévio entre os dois no contexto da Lava-Jato.

Além do bate-papo com Fachin, Lula aproveitou as conversas com outros ministros para fazer um balanço do ano. Ele destacou os avanços na economia, mas não deixou de expressar sua preocupação com o ambiente de divisão e polarização que se acentua no país. Essa reflexão mostra a complexidade dos desafios enfrentados por sua administração e a importância de dialogar com diferentes esferas do poder.

A relação entre Lula e Fachin tomou um novo rumo, especialmente depois que, em 2021, Fachin anulou as condenações do ex-presidente relacionadas à Lava-Jato, reconhecendo que a Justiça de Curitiba não tinha competência para julgá-lo. Esse ato foi crucial, pois permitiu a Lula recuperar seus direitos políticos, um marco que alterou significativamente o panorama político brasileiro e reformulou a dinâmica entre ele e o STF.

Com informações do O GLOBO.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

22/12/2023 - 11h24

Como de costume, o Pianca está espalhando fake news e cheio de teorias conspiratórias sobre o Poder Judiciário, escancarando que é bolsominion.

Por se tratar de um jejuno em Direito, não há como dialogar com o dito cujo nem demonstrar que ele está completamente equivocado, pois ele age de má-fé, inclusive incorrendo em crimes.

O Pianca desconhece o princípio constitucional da presunção de inocência, fica com aleivosias e caluniando os outros.

Só mesmo um analfabeto político e jurídico para caracterizar Toffoli como pit bull de Lula. A relação entre os dois está estremecida de há muito. Só pra se ter uma ideia, naquele período lúgubre da nossa História, Toffoli impediu Lula de comparecer ao enterro do irmão, direito que assiste a qualquer cidadão.

Seria bom que o Pianca esclarecesse o que são as medidas “punitórias”, algo como o “imexível” do folclórico Ministro Magri.

Além da competência, forjada pela República de Curitiba para atingir seu intento de impedir a eleição de Lula, serjumorto foi considerado juiz parcial pelo STF. Ponto. Todas as provas do processo do tríplex e outros foram anuladas pelo fato de terem sido produzidas por um juiz parcial que perseguia implacavelmente seu adversário político. Tais processos teriam que começar da estaca zero, iniciando-se agora a produção de provas, de acordo com o STF.

O Pianca é tão descarado, que, como todo bolsonarista do grupo dos tiozões do zap, está espraiando fake news. Isso aqui a seguir ele só pode ter obtido com Carluxo por meio do gabinete do ódio, pois se trata de uma mentira deslavada: “■À nova juiza da causa, a que recebeu o processo em Brasília, caberia aceitar as mesmas provas, que já haviam sido julgadas e que condenaram Lula, ou ela poderia exigir novas provas, o que a lei lhe faculta.”

Patriotário

21/12/2023 - 13h32

Hahahahahaj
“Fachin escudeiro”
hahahahahahahahahah
Não preciso repetir sobre a canalhice das cadelas da CARLUXA MANJA ROLEX, pois são pagas pra escrever comentários de merdha, aqui em O Cafezinho e outros Blog de Esquerda.

EdsonLuiz.

21/12/2023 - 13h09

■■■Edson Fachin é o melhor, mais isento, mais imparcial e mais justo ministro do STF.

TODOS os ministros do STF, com exceção dos Pitbull’s de Lula, Ricardo Lewiandoviski e Dias Tofoli, referendaram repetidamente e durante anos TODAS as medidas da Lava Jato e do ex-juiz Sérgio Moro como CONSTITUCIONAIS !

Alguns dos ministros do STF, que anteriormente decidiram a favor da Lava Jato, depois modificaram alguns pontos de suas repetidas decisões anteriores.

OS DOIS PONTOS MODIFICADOS
■Os ministros do STF mexeram::
=》 Na validade das medidas PUNITÓRIAS da Lava Jato em relação a Lula.
=》No Foro para julgar o processo de Lula, passando o local competente para julgar o processo de Curitiba para Brasília.

Veja-se::
=》NÃO cancelaram o processo!
=》NÃO inocentaram Lula!
=》NÃO anularam as provas!

Lula foi condenado como corrupto e condenado como corrupto Lula vai ficar para sempre, embora impune.

É um absurdo? É !
Mas isso ainda é o Brasil.

Por que Lula vai estar condenado como corrupto para sempre?
■Porque, para que Lula fosse inocentado teriam que julgar o processo no todo e cancelarem as três etapas do processo e não só uma etapa.

E mesmo assim, da etapa em que mexeram cancelaram não a decisão de pena, mas tão somente a validade da decisão.

=》Para Lula ser inocentado teriam que cancelar::
>As medidas INVESTIGATÓRIAS;
>As medidas CONDENATÓRIAS; e
>As medidas PUNITÓRIAS.

Não fizeram isso no STF.

O que fizeram no STF, no caso da condenação de Lula pelo ex-juiz Sérgio Moro, foi apenas::
>■Invalidar as medidas punitórias
>■Trocar o Foro Competente, mudando de Curitiba para Brasília.

Veja-se::
1) NÃO cancelaram as medidas de investigação, nenhuma delas;
2)NÃO cancelaram as medidas de condenação, nenhuma delas;
3)NÃO cancelaram as medidas de punição, nenhuma delas.

Apenas essas últimas, as medidas de punição, foram não canceladas, mas invalidadas. Para a punição valer e o condenado ser obrigado a cumprí-las teria que ser feito novo julgamento que obedecesse a todas as firulas do ritual burocrático do processo.

SERIA DE RIR
■Seria de rir se o STF cancelasse uma decisão tão robusta e à unanimidade tomada por 9 juízes, com 8 destes juízes decidindo em conselhos colegiados, com resultado contra Lula por de 3X0 no TRF-4 e por 5X0 no STJ.
=》Ainda mais porque eles estariam cancelando o que repetidamente eles esmos homologará antes como constitucional.

E O QUE FOI MESMO QUE O STF DECIDIU, QUANDO MUDOU?

=》O STF decidiu, limitadamente, cancelar a validade das medidas PUNITÓRIAS::
■Só a validade das punições foram canceladas.

A PUNIÇÃO não foi cancelada, mas tão somente foi cancelada a validade para esta punição.

Por que cancelaram a validade da punição, se a punição mesma não foi cancelada?
■Porque, no nosso direito, para a punição valer alguém só pode ser obrigado a cumprir uma pena se no trâmite do processo em que ele for condenado houver sido obedecido estritamente TODO o ritual previsto no Processo Legal.

Isso é bom para blindagem da lei, mas…

Se alguém, um HOMICIDA, um ABUSADOR de mulheres ou um CORRUPTO for condenado, mas houver ocorrido algum descumprimento do rito burocrático do processo, o condenado não pode ser obrigado a cumprir a pena porque ele tem direito ao chamado Devido Processo Legal, onde toda a burocracia tem que ser cumprida corretamente.

Observe:: É uma questão que diz respeito à legalidade do processo em todas as firulinhas do seu ritual burocrático, e não aos crimes, às provas, à delinquência.

Se não for obedecido o Devido Processo Legal, o homicida não deixa de ser assassino, o abusador continua sendo abusador e o corrupto não deixa de ser ladrão. O condenado apenas não pode ser obrigado a cumprir a pena. Para o condenado poder ser obrigado a cumprir a pena tem que ser feito um novo julgamento para restabelecer a validade da punição.

O que aconteceu no caso de Lula foi que o judiciário só pode agir se a autoridade coatora for provocada e o recurso for decidido tempestivamente.

Cristiano Zanim fez a necessária provocação da autoridade quando deu entrada no STF questionando Curitiba como não sendo o Foro Competente.
■Ocorreu que o inominável Gilmar Mendes…GUARDOU o recurso apresentado por Cristiano Zanin na gaveta por TRÊS ANOS e, quando achou conveniente para os seus interesses, Gilmar Mendes levou duas horas (duas horinhas) trabalhando de madrugada e pela manhã apresentou seu parecer para ser votado.

Quando viu a trama urdida por Gilmar Mendes para destruir a Operação Lava Jato, o que levaria não só à impunidade de Lula mas tambem a de todos os outros corruptos -Sérgio Cabral, Norberto Odebrect, Emílio Odebrecht, Eduardo Cunha e todos -e também levaria a não recuperar as dezenas de $Bilhões que estavam encaminhados para serem recuperados, Edson Fachim tentou salvar a Lava Jato, junto com Luiz Fux e com Luiz Barroso.

Não deu tempo::
■À nova juiza da causa, a que recebeu o processo em Brasília, caberia aceitar as mesmas provas, que já haviam sido julgadas e que condenaram Lula, ou ela poderia exigir novas provas, o que a lei lhe faculta.

A nova juíza, sabendo que para conseguir novas provas levaria um tempo que a Lava Jato não mais tinha por Gilmar Mendes ter atrasado uma decisão crucial por três anos, EXIGIU novas provas.

Todos que estavam decidindo, tanto para salvar como para destruir a Lava Jato, sabiam que durante este tempo Lula completaria idade em que o prazo de prescrição para julgar cai pela metade e que, pela idade de Lula, não daria tempo de conseguir novas provas com agilidade e assim Lula ficaria impune.

EDSON FACHIN

■■■Achar que o ministro Edson Fachin fez teatro ao defender todas as medidas e aprovar as decisões da Lava Jato como constitucionais só para depois fazer um movimento oposto e ordenar que os processos saíssem de Curitiba para Brasília porque tinha a intenção de livrar a cara de Lula e deixar Lula na impunidade é um grande engano. O ministro Edson Fachin é ao mesmo tempo um julgador muito duro, mas também muito correto e justo. O que Edson Fachin fez foi tentar proteger a Operação Lava Jato do ataque que lhe passou a fazer Gilmar Mendes para destruí-la depois que descobriu que ele mesmo, Gilmar, assim como sua esposa, eram também investigados pela Operação e pelo então juiz Sérgio Moro.

Edson Fachin tentou salvar a Lava Jato, só não conseguiu.

Neste encontro de agora, eu fico pensando no constrangimento a que submeteram Edson Fachin, de ter que se encontrar com um corrupto que ele queria que estivesse cumprindo a pena e ainda dirigi-lhe alguma fala para a saia não ficar justa. Fachin poderia ter perguntado ao político corrupto Lula sobre como estava o tempo, se ia chover, ou qualquer outra conversa-fiada que fazemos para quebrar o gelo. Perguntou sobre as eleições de 2024.

Obs.:: Edson Fachin era petista (não sei se é ainda).

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br
W:: (27)99238.2119

Fanta

21/12/2023 - 07h24

Fachin é outro escudeiro fiel da facção, não falhou uma sequer vez na missão de advocacia particular do PT e merdume afim, tanto é que Já disse abertamente várias vezes de ser um militante de esquerda comunistoide.


Leia mais

Recentes

Recentes