Menu

Vacina contra a dengue estará disponível no SUS a partir de fevereiro

Ministra da Saúde informou que governo estuda transferência de tecnologia para produção nacional Publicado em 21/12/2023 – 18h57 Por Nara Lacerda – Brasil de Fato – São Paulo (SP) Brasil de Fato — A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
TV Brasil

Ministra da Saúde informou que governo estuda transferência de tecnologia para produção nacional

Publicado em 21/12/2023 – 18h57

Por Nara Lacerda – Brasil de Fato – São Paulo (SP)

Brasil de Fato — A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e será distribuída gratuitamente a partir de fevereiro do ano que vem.

Em publicação nas redes sociais, Trindade ressaltou, no entanto, que as doses oferecidas inicialmente pela farmacêutica que produz o imunizante são limitadas. Portanto, a campanha de vacinação vai priorizar grupos e regiões mais vulneráveis.

Ainda de acordo com a postagem, a determinação segue análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec) sobre acesso e custo-benefício.

“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu a ministra.

O processo de imunização em 2024 vai contar com 6,2 milhões de doses, que chegarão a 3,1 milhões de pessoas, por limitação da fabricante. Mas a ministra destacou que o governo já trabalha com a possibilidade de produção em território nacional.

“Estamos discutindo uma transferência de tecnologia com a empresa e é muito provável que consigamos um resultado positivo. Temos dois grandes laboratório, Butantan e Fiocruz, com capacidade de produção para chegarmos à escala de que nosso país e população precisam”, disse Trindade.

O imunizante Qdenga, fabricado pela Takeda Pharma, é composto por quatro sorotipos do vírus da doença. Ele foi aprovado para comercialização no Brasil em março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Administrada em duas doses injetáveis, com intervalo de três meses entre as aplicações, a vacina tem grau de eficiência de 66,2% entre pessoas que nunca tiveram dengue antes e de 76,1% entre as que já tiveram a doença.

A Anvisa recomenda a vacina para pessoas entre quatro e 60 anos de idade. Até então, o único imunizante aprovado no país, Dengvaxia, era destinado apenas para quem já havia tido dengue.

Edição: Rebeca Cavalcante

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

22/12/2023 - 00h16

O MERDÃO do Lula é igual ao MERDÃO do Bolsonaro até nisso!

■O MERDÃO do Bolsonaro vacilou, vacilou, reclamou, disse que a vacina contra COVID-19 era cara, e só depois de bastante pressão ele deixou comprar a vacina.

O MERDÃO do Bolsonaro pelo menos tinha a desculpa de que a vacina contra COVID-19 ainda não tinha aprovação da ANVISA.
■Mesmo assim, os petistas gritaram e continuam gritando:: “GENOCIIIIDAAA!”.

O MERDÃO do Lula fez a mesma coisa e se negava até agora a comprar a vacina contra DENGUE.
■Nesse caso da DENGUE, o MERDÃO do Lula não tinha nem a desculpa de que a vacina não era aprovada pela ANVISA.

■■■Agora:: mais MERDÕES que os próprios Lula e Bolsonaro são os que vivem chamando uns de assassinos quando fazem a merda de não comprarem vacina e quando quem não compra vacinas são outros, eles se calam!

Tem uns para quem ninguém pode ser corrupto e se for eles enxovalham e chamam de ladrão. Estão certos! Mas para estes mesmos que chamam todo mundo de ladrão, para eles Lula pode ser ladrão sem ninguém chamar de ladrão sem tomar tapa na cara.

Lula pode roubar relógios Piagê e Cartiê, mas se outro roubar é ladrão: e é mesmo, só que Lula também é!

E no caso de se negarem a comprar vacinas para doenças que matam, os dois são assassinos. Por que tem gente que só chama um de assassino?

“Áh, mas Lula agora está deixando comprar a vacina contra Dengue”.
■Áh, mas Bolsonaro depois também comprou a vacina contra COVID-19.

Sabe qual é a diferença entre mim e essa gente? Sabe qual é a diferença entre mim e o idiota que me xinga e persegue?
■A diferença entre mim e ele é que se dois roubam relógios, os dois são ladrões, e não um só; se os dois fazem gastança, os dois são irresponsáveis e não um só; se os dois roubam dinheiro público, os dois são corruptos e não um só, se os dois se negam a comprar vacinas, os dois são assassinos e não um só.

Kleiton

21/12/2023 - 22h17

66% não é uma vacina mas uma meia vacina…o importante é pagar.

Dudu

21/12/2023 - 22h16

Gratuitamente…?!?!

A farmacêutica que produz está doando ?


Leia mais

Recentes

Recentes