Menu

Taiwan elege presidente do parlamento alinhado a China

Nesta quinta-feira, o parlamento de Taiwan elegeu Han Kuo-yu, ex-candidato presidencial do Kuomintang (KMT), o maior partido de oposição, como seu novo presidente. Esta eleição ocorre após Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP), ter vencido a recente eleição presidencial, apesar da perda da maioria parlamentar do partido. A Reuters relata que o partido governista […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Nationalist Party's Han Kuo-yu reacts after winning the mayoral election in Kaohsiung, Taiwan, Saturday, Nov. 24, 2018. Taiwan's ruling party suffered a major defeat Saturday in local elections seen as a referendum on the administration of the island's independence-leaning president amid growing economic and political pressure from China. (AP Photo)

Nesta quinta-feira, o parlamento de Taiwan elegeu Han Kuo-yu, ex-candidato presidencial do Kuomintang (KMT), o maior partido de oposição, como seu novo presidente. Esta eleição ocorre após Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP), ter vencido a recente eleição presidencial, apesar da perda da maioria parlamentar do partido.

A Reuters relata que o partido governista descreve Han como pró-China, um ponto de tensão considerando a postura da China, que reivindica Taiwan e classifica o DPP como separatista.

A vitória de Han assume importância estratégica, dada a sua nova função de recepcionar parlamentares estrangeiros que visitam a ilha.

Este papel ganhou destaque com a visita da então presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, em 2022, evento que provocou a realização de extensos exercícios militares chineses ao redor de Taiwan.

Sob o sistema presidencialista de Taiwan, é prerrogativa do presidente nomear o primeiro-ministro. No entanto, sem controle majoritário do parlamento, o DPP agora enfrenta o desafio de negociar com a oposição para avançar sua agenda legislativa.

A eleição de Han como presidente do parlamento reflete as dinâmicas complexas e frequentemente tensas da política taiwanesa, especialmente em relação às relações com a China.

Durante a campanha, Lai Ching-te alertou que a eleição de Han poderia facilitar visitas de prefeitos do KMT à China para encontros com autoridades chinesas, um movimento visto pelo DPP como um sinal de inclinação pró-China de Han.

O DPP chegou a veicular um anúncio televisivo acusando Han de favorecer as relações com a China, enfatizando as preocupações sobre a influência chinesa em Taiwan.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes