Comentários sobre: Novo marco regulatório do transporte de passageiros impulsiona investimentos bilionários em 2024 https://www.ocafezinho.com/2024/02/07/novo-marco-regulatorio-do-transporte-de-passageiros-impulsiona-investimentos-bilionarios-em-2024/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Wed, 07 Feb 2024 11:57:32 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Ligeiro https://www.ocafezinho.com/2024/02/07/novo-marco-regulatorio-do-transporte-de-passageiros-impulsiona-investimentos-bilionarios-em-2024/#comment-757128 https://www.ocafezinho.com/?p=175355#comment-757128 Um dos maiores problemas do setor do transporte público de longa distância (o chamado “Rodoviário”) é que ainda é cartelizado. Apesar dos anúncios, pelo que tenho acompanhado, no final as empresas são as mesmas de quase um século de operação de transportes. Isso significa preços altos e restrição de mercados – a gente depende só daquela empresa para a operação e não tem opções para ir para outros lugares.

Este tipo de anúncio é inócuo quando lembramos que existem poucas diversificações de linhas (ou seja, a partir de um lugar é difícil para ir para outros destinos), poucas integrações e desconforto para passageiros. Fora ainda problemas como preconceito de funcionários de rodoviárias e empresas (já presenciei casos de atitudes de preconceitos na Rodoviária de Curitiba por exemplo).

Uma coisa que governos e pessoas que defendem governos devem pensar antes de publicar este tipo de coisa é ver in loco como está a situação. Um anúncio de investimento não é nada quando vemos o dia a dia de quem usa os serviços públicos.

]]>