Menu

Cientistas alertam que floresta amazônica pode entrar em colapso até 2050

‘Precisamos responder agora’, diz o autor do estudo que afirma que uma floresta crucial já ultrapassou limites seguros e precisa de restauração Até metade da floresta amazónica poderá atingir um ponto de inflexão até 2050, como resultado do stress hídrico, do desmatamento e das perturbações climáticas, revelou um estudo. O documento, que é o mais abrangente até […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
João Laet/The Guardian

‘Precisamos responder agora’, diz o autor do estudo que afirma que uma floresta crucial já ultrapassou limites seguros e precisa de restauração

Até metade da floresta amazónica poderá atingir um ponto de inflexão até 2050, como resultado do stress hídrico, do desmatamento e das perturbações climáticas, revelou um estudo.

O documento, que é o mais abrangente até à data na sua análise dos impactos compostos da actividade humana local e da crise climática global, alertou que a floresta já tinha ultrapassado um limite seguro e apelou a medidas correctivas para restaurar áreas degradadas e melhorar a resiliência das florestas. o ecossistema.

Bernardo Flores, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil , principal autor do estudo, disse ter ficado surpreso com os resultados, que projetavam uma mudança potencial do declínio florestal lento para o rápido, mais cedo do que ele esperava.


A floresta já estava ficando mais fraca e homogênea, disse ele. “Em 2050, acelerará rapidamente. Precisamos responder agora. Assim que ultrapassarmos o ponto crítico, perderemos o controle de como o sistema se comportará.”

Isto exige uma acção internacional porque mesmo uma interrupção local da desflorestação não evitaria o colapso sem uma redução global das emissões de CO 2 que estão a perturbar o clima.

Durante 65 milhões de anos, as florestas amazónicas resistiram à variabilidade climática, mas a região está agora exposta a um stress sem precedentes devido à seca, ao calor, ao fogo e ao desmatamento, que estão a penetrar até mesmo nas áreas centrais profundas do bioma. Isto está a alterar o funcionamento da floresta, que em muitas áreas está a produzir menos chuva do que antes, e a transformar um sumidouro de carbono num emissor de carbono.

As preocupações sobre um ponto de inflexão na Amazônia têm sido discutidas nas últimas duas décadas, com modelos anteriores sugerindo que isso poderia ocorrer quando 20% a 25% da floresta fosse desmatada. 

O novo estudo, publicado na revista Nature na quarta-feira, foi mais longe na sua complexidade, analisando evidências de cinco factores de stress hídrico e identificando limiares críticos que, se ultrapassados, poderiam desencadear o colapso florestal local, regional ou mesmo em todo o bioma.

Estima-se que, até 2050, 10% a 47% das florestas amazónicas estarão expostas a perturbações agravadas que poderão desencadear transições inesperadas em todo o ecossistema e ter um efeito negativo nas alterações climáticas regionais.

Para evitar isto, o estudo concluiu que seria necessária uma fronteira segura, que incluísse uma zona tampão, para manter a desflorestação em 10% da região Amazónica e para manter o aquecimento global dentro de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Mas a ultrapassagem já aconteceu. O estudo descobriu que 15% da Amazônia já havia sido desmatada e outros 17% haviam sido degradados pela atividade humana, como extração de madeira, incêndios e extração subterrânea. Outros 38% da Amazônia podem estar enfraquecidos como resultado das secas prolongadas da última década.

Usando dados recentes coletados no terreno, indicadores substitutos de tendências antigas e modelagem computacional que incorpora tendências climáticas regionais e globais, o estudo traçou três trajetórias ecossistêmicas plausíveis: uma savana de areia branca, uma copa aberta degradada e uma floresta degradada – todas elas o que traria mais incêndios e secas.

As temperaturas da estação seca já são 2°C mais altas do que há 40 anos nas partes centro e sul da Amazônia. Até 2050, os modelos projetavam entre 10 e 30 dias secos a mais do que agora e um aumento nas temperaturas máximas anuais entre 2°C e 4°C. O jornal afirma que isto exporia “a floresta e as populações locais a um calor potencialmente insuportável” e reduziria potencialmente a produtividade florestal e a capacidade de armazenamento de carbono.

Os padrões de precipitação estão mudando. Desde o início da década de 1980, áreas da floresta amazônica central e periférica tornaram-se mais secas. A precipitação anual no sul da Amazônia boliviana diminuiu até 20 mm. 

Em contrapartida, as regiões ocidental e oriental da Amazónia estão a tornar-se mais húmidas. Se estas tendências continuassem, afirma o jornal, a resiliência dos ecossistemas seria remodelada. Algumas regiões tornar-se-iam savanas, enquanto a maior parte do resto da Amazónia provavelmente persistiria num estado degradado.

Isto terá um impacto profundo nas populações locais e regionais. A Amazônia abriga mais de 10% da biodiversidade terrestre da Terra, armazena 15 a 20 anos de emissões globais de CO 2 , contribui com até 50% das chuvas na região e é crucial para o fornecimento de umidade em toda a América do Sul. Sua evapotranspiração ajuda a resfriar e estabilizar o clima mundial. Mas a sua importância e complexidade não são totalmente compreendidas.

O documento observou que os modelos climáticos computacionais existentes não refletiam adequadamente como diferentes tipos de perturbações, como incêndios, secas e desmatamento, nem levavam em conta os diferentes efeitos experimentados pelos diferentes tipos de floresta; ou os planos para novas estradas, como a proposta BR319, que abriria uma enorme área à mineração ilegal e à grilagem de terras; ou como a degradação florestal contribui para a reciclagem da chuva; ou se o CO 2 extra na atmosfera está a fortalecer ou a enfraquecer a resiliência das florestas.

A falta de complexidade nos modelos existentes pode criar surpresas desagradáveis, como a seca devastadora do ano passado. “O recente El Niño mostra como tudo está acontecendo agora mais rápido do que pensamos”, disse Flores. 

“Temos que esperar que as coisas aconteçam mais cedo do que pensávamos. Precisamos abordar isso com uma abordagem muito cautelosa. Devemos alcançar emissões líquidas zero e desmatamento líquido zero o mais rápido possível. Isso precisa ser feito agora. Se perdermos a Amazônia, seria problemático para a humanidade.”

Texto publicado originalmente no The Guardian

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes