Menu

Intenção de votos: Partido Conservador britânico atinge o menor percentual desde 1978

Enquanto o Partido Conservador fez 20% na última pesquisa Ipsos, 7% a menos que na pesquisa anterior, o Partido Trabalhista fez 47%. Partido Trabalhista lidera intenções de voto, de acordo com pesquisa Ipsos Uma recente pesquisa do Ipsos Political Monitor, realizada entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2024, explorou as atitudes públicas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Enquanto o Partido Conservador fez 20% na última pesquisa Ipsos, 7% a menos que na pesquisa anterior, o Partido Trabalhista fez 47%.

Partido Trabalhista lidera intenções de voto, de acordo com pesquisa Ipsos

Uma recente pesquisa do Ipsos Political Monitor, realizada entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2024, explorou as atitudes públicas em relação aos diversos partidos políticos e seus líderes em vista das próximas eleições gerais, incluindo qual partido é o melhor nas questões-chave que influenciarão o voto dos eleitores. Os resultados deste mês também revelam as opiniões em relação à economia, serviços públicos e gastos antes do orçamento, incluindo a satisfação do público com o Chanceler Jeremy Hunt e qual dos dois, Hunt ou Rachel Reeves do Partido Trabalhista, seria o Chanceler mais capaz.

Intenção de voto

Partido Trabalhista: 47% (-2 pontos), Conservadores: 20% (-7), Democratas Liberais: 9% (+2), Partido Verde: 8% (+1), Reforma do Reino Unido: 8% (+4), Outros: 7% (+2). A liderança do Partido Trabalhista é de 27 pontos, um aumento em relação aos 22 pontos de janeiro.

A parcela de 20% dos Conservadores é a mais baixa já registrada pelo Ipsos em nossa série regular de pesquisas Political Monitor, que está em andamento desde 1978. Os pontos baixos anteriores dos Conservadores foram 22% nos governos de John Major em dezembro de 1994 e maio de 1995, 23% em julho de 1997, logo após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista, e 23% em dezembro de 2022.

Metade dos entrevistados com intenção de voto afirma ter decidido definitivamente em quem votar - mas 45% ainda podem mudar de ideia. Há também sinais de uma crescente diferença de entusiasmo, com apenas 62% dos Conservadores afirmando que certamente votarão, em comparação com 76% dos eleitores do Partido Trabalhista (o que reflete na intenção de voto principal) - no mês passado, a diferença era de apenas 4 pontos.

Aprovação dos líderes

83% estão insatisfeitos com a forma como o governo está conduzindo o país (+5 pontos desde janeiro). 10% estão satisfeitos (-3 pontos).

19% estão satisfeitos com o trabalho de Rishi Sunak como Primeiro-Ministro (-1 desde janeiro), enquanto 73% afirmam estar insatisfeitos (+7). Sua classificação líquida de -54 é a mais baixa já registrada para o Sr. Sunak.

54% dos atuais eleitores Conservadores estão satisfeitos com o trabalho de Sunak (-1 ponto) e 37% estão insatisfeitos (+2 pontos).

As classificações de Keir Starmer também caíram desde janeiro. 29% estão satisfeitos com o desempenho dele como líder do Partido Trabalhista (-1 ponto) e 55% estão insatisfeitos (+7 pontos). Sua pontuação líquida de -26 está levemente acima de sua classificação mais baixa de -29 em maio de 2021.

Principais questões

Quando questionados sobre quais questões são as mais importantes ao decidir seu voto, as principais para o público são o Sistema Nacional de Saúde (30%), inflação/alta dos preços (22%), economia (22%) e asilo/imigração (15%).
Para os eleitores do Partido Trabalhista, a principal questão é o Sistema Nacional de Saúde, enquanto para os Conservadores as principais questões são imigração e economia.

Melhor partido em questões-chave

O Partido Trabalhista é visto como tendo as melhores políticas de gestão da economia, com uma diferença de 31% em relação aos Conservadores, que alcançaram 23%. Em outubro, ambos os partidos estavam empatados.

Em relação à tributação, o Partido Trabalhista é visto como tendo as melhores políticas, com uma diferença de 32% contra 19% dos Conservadores.

40% acreditam que o Partido Trabalhista possui as melhores políticas para as pessoas que trabalham, enquanto 15% acreditam que os Conservadores têm as melhores políticas.

43% acreditam que o Partido Trabalhista possui as melhores políticas para os serviços públicos em geral, enquanto 11% acreditam que os Conservadores têm as melhores políticas.

35% acreditam que o Partido Trabalhista possui as melhores políticas para o nível de gastos públicos, enquanto 16% acreditam que os Conservadores têm as melhores políticas.

29% acreditam que os Conservadores possuem as melhores políticas para as empresas do Reino Unido, enquanto 25% acreditam que o Partido Trabalhista possui as melhores políticas. Em setembro de 2021, os Conservadores tinham uma vantagem de 41% a 17% nesse aspecto.

30% acreditam que os Conservadores possuem as melhores políticas para o setor de serviços financeiros do Reino Unido, conhecido como City, enquanto 22% acreditam que o Partido Trabalhista possui as melhores políticas.

Keir Starmer

37% acreditam que Keir Starmer trouxe melhorias ao Partido Trabalhista (queda de 11 pontos desde fevereiro de 2021), 13% acreditam que ele piorou a situação (+9), e 39% dizem que ele não fez diferença (+4). 11% afirmam não saber (-2).

29% afirmam que o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, tem feito um bom trabalho apresentando uma alternativa clara ao governo atual para os eleitores (+11 pontos em relação a uma pergunta semelhante feita em julho de 2021*), enquanto 47% acreditam que ele tem feito um mau trabalho (-12).

Enquanto isso, 32% acreditam que Keir Starmer tem dado às pessoas razões para votar no Partido Trabalhista (-3 desde fevereiro de 2021), e 45% acreditam que ele não tem dado (+8).

29% consideram Keir Starmer um líder decisivo, enquanto 55% dizem que ele é indeciso. Em fevereiro de 2021, as opiniões eram o oposto, com 46% acreditando que ele era decisivo e 28% indeciso.

50% concordam que não está claro no que Keir Starmer acredita. 30% discordam dessa afirmação. Em relação a Rishi Sunak, 46% concordam que não está claro em no que ele acredita e 36% discordam. As pontuações variam pouco desde junho do ano passado.

Economia: Satisfação com o Chanceler e Hunt versus Reeves

22% estão satisfeitos com o trabalho de Jeremy Hunt como Chanceler e 56% estão insatisfeitos, suas piores pontuações como Chanceler. Em fevereiro do ano passado, 26% estavam satisfeitos e 52% insatisfeitos.
O público britânico acredita que Rachel Reeves, do Partido Trabalhista, seria a Chanceler mais capaz, com uma margem de 39% para 24%, levemente acima de uma vantagem de 12 pontos em outubro e junho do ano passado.

Gideon Skinner, chefe de Pesquisa Política do Ipsos, disse:

"As comparações históricas continuam parecendo sombrias para Rishi Sunak e os Conservadores. A série Ipsos Political Monitor começou no final dos anos 70 e nunca registrou uma parcela de votos tão baixa para os Conservadores, assim como a satisfação no trabalho do Primeiro-Ministro e seu governo desde que ele assumiu o cargo também está em queda. Juntamente com a vantagem do Partido Trabalhista em termos de questões sobre credibilidade econômica, somando-se às suas forças tradicionais em serviços públicos, isso significa que os Conservadores enfrentam grandes desafios em várias frentes se quiserem reverter a situação."

Informação Técnica:

O Ipsos entrevistou uma amostra representativa de 1.004 adultos com 18 anos ou mais em toda a Grã-Bretanha. As entrevistas foram realizadas por telefone entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2024. Os dados foram ponderados para corresponder ao perfil da população. Todas as pesquisas estão sujeitas a uma ampla variedade de possíveis fontes de erro.

  • Em julho de 2021, para essa pergunta, as categorias “nenhuma” e “não sabe” foram combinadas, enquanto neste mês foram separadas.

Fonte: Ipsos

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes