Menu

Os países mais pobres estão sendo deixados para trás?

World Bank | Samuel Kofi Tetteh Baath – Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os líderes mundiais fizeram um compromisso ousado em 2015 de não deixar ninguém para trás no caminho do desenvolvimento até 2030. No meio da data-alvo, cerca de 22 países historicamente de status de baixa renda ainda estão sendo deixados para […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução World Bank

World Bank | Samuel Kofi Tetteh Baath – Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os líderes mundiais fizeram um compromisso ousado em 2015 de não deixar ninguém para trás no caminho do desenvolvimento até 2030. No meio da data-alvo, cerca de 22 países historicamente de status de baixa renda ainda estão sendo deixados para trás. Esses países estavam em um grupo maior de 51 países de status de baixa renda no final dos anos 80. Infelizmente, após mais de três décadas, estes 22 países ainda são de baixa renda hoje (ver quadro 1).

A graduação de um status de baixa renda para uma renda média-baixa é sem dúvida um dos primeiros avanços do desenvolvimento, por isso é preocupante que esses 22 países de baixa renda ainda não consigam saltar sobre a barra mais baixa. Quão diferentes são dos outros países de baixa renda que escaparam (estreitamente)? Quais fatores podem explicar seu resultado do status de baixa renda persistente? Este blog tenta responder a essas perguntas profundas.

O ponto de partida deste blog é o conjunto de 51 países de baixa renda em 1987. É encorajador que mais da metade (29 países) tenha escapado do status de baixa renda em apenas uma geração ou mais, sugerindo que a pobreza não é o destino. Embora nos concentremos nesses movimentos entre os limiares de renda, é importante notar que pequenas mudanças nos níveis de renda podem levar a subir ou descer uma categoria de renda, o que implica que os contratempos são possíveis.

Por exemplo, o Sudão se formou em status de renda média-baixa em 2007, mas voltou à categoria de baixa renda em 2019. Além disso, há países que são atualmente de status de baixa renda, mas não estavam no final dos anos 80 (por exemplo, Coréia do Norte, Sudão do Sul, Síria e Iêmen). Nestes quatro países, há um fio comum de instabilidade política e conflito, o que pode explicar seu atual declínio em status de baixa renda (mais sobre isso mais tarde).

Os 22 países que ainda têm status de baixa renda eram inicialmente mais pobres do que os países de baixa renda que eventualmente escaparam do status de baixa renda (ver Figura 1, painéis A e B). Sua taxa de pobreza em 1987 foi em média de 63%, o que é mais de 10 pontos percentuais maior do que seus pares que agora são países de baixa renda média (Figura 1, painel A). Uma explicação para a falta de graduação do status de baixa renda é, portanto, em parte mecânica: eles começaram mais longe do limiar, então eles tiveram que subir ainda mais. No entanto, esta não é a história completa: os países que sempre foram de baixo nível de renda também viram taxas de crescimento muito mais baixas, controlando o nível inicial de renda (Figura 1, painel C). De fato, os 22 países de baixa renda estavam tendo piora das taxas de pobreza no início dos anos 90, enquanto seus pares estavam progredindo contra a pobreza (Figura 1, painel A).

Figura 1: Pobreza e níveis de rendimento

Em todos os três grupos de países de baixa renda, a pobreza tem caído ao longo do tempo, o que pode sugerir que os 22 países de baixa renda também estão fazendo algum progresso, embora lentamente. No entanto, esconde o ponto mais sério de que os 22 países de baixa renda estão sendo deixados para trás. O painel B mostra que o PIB per capita está estagnado há três décadas em países de baixa renda que não poderiam escapar do status de baixa renda, enquanto o PIB per capita vem crescendo no resto do mundo.

Os 22 países que permaneceram de baixa renda viram sua participação no aumento extremamente ruim global quase quatro vezes, para 32% (Figura 2). Cerca de um terço dos pobres extremos do mundo residem desproporcionalmente em 22 dos 218 países, representando 7% da população mundial. Os países que escaparam de baixa renda para o status de baixa renda também tiveram uma parcela crescente dos pobres extremos do mundo, mas em menor grau de 38% para 47%. Os cinco países que passaram de baixos-renda para status de renda média-alta ou alta renda tiveram um tremendo progresso: enquanto eles ainda representam cerca de um quinto da população mundial, sua contribuição para a pobreza mundial diminuiu de quase metade para menos de 3%. Um fator importante disso foi a China, onde a pobreza extrema diminuiu substancialmente de 72% em 1990 para 0,11 por cento em 2020.

Figura 2: Participação dos pobres globais

Os 22 países que ainda são de baixa renda hoje também se atraem pior do que aqueles que escaparam do status de baixa renda em termos de pobreza não monetária. A Tabela 2 mostra que pouco mais da metade dos adultos nos países mais pobres são alfabetizados, em comparação com três quartos do grupo que escapou para o status de renda média-baixa. Mais de 60% das populações nos 22 países de baixa renda não têm acesso à eletricidade e mais de 80% não têm acesso a saneamento melhorado. Uma criança nascida em qualquer um dos 22 países de baixa renda provavelmente viverá até 61,8 anos, quase cinco anos a menos do que no grupo que escapou para o status de renda média-baixa.

Tabela 2: Diferenças entre países de baixa e média renda

Então, por que os países mais pobres são deixados para trás? Quais fatores podem explicar a incidência de pobreza em países de baixa e média renda em geral? E o que poderia ser feito sobre isso?

Uma questão é se esses países estão em uma armadilha da pobreza. Isso significa que eles estão enfrentando circunstâncias desfavoráveis fora de seu controle que perpetuam seu status de pobreza. De acordo com Jeffrey Sachs, eles são pobres porque são pobres. Em certo sentido, a pobreza gera pobreza. Essas circunstâncias desfavoráveis podem incluir uma combinação de diferentes fatores, como ter litoral, história política, instabilidade política ou até mesmo a própria pobreza. Se deixados por conta própria, eles têm pouca ou nenhuma esperança de escapar da pobreza.

Na Tabela 2, tentamos descompactar alguns dos possíveis fatores de risco da pobreza comparando esses dois grupos de países em uma série de condições iniciais. Os resultados sugerem que a falta de boa governança, a instabilidade política, o sem litoral e o pertencimento à África Subsaariana correlacionam-se com a incapacidade dos países de escapar do status de baixa renda. No entanto, o tamanho da população de um país ou o nível inicial de desigualdade não se correlaciona com o restante de um país de baixa renda.

Neste blog, argumentamos que precisamos prestar especial atenção aos países que foram deixados para trás. Vinte e dois países, que abrigam 7% da população mundial, não conseguiram escapar do status de baixa renda em mais de três décadas. Seu PIB per capita cresceu a 0,26 por cento ao ano desde o final dos anos 80. Esses países representam um terço dos pobres extremos globais e sua participação está crescendo. Esses países têm muito a aprender com as experiências dos países que escaparam do status de baixa renda. No entanto, também apresentamos algumas evidências de que esses países parecem presos em um ciclo vicioso de pobreza como resultado de fatores complexos, alguns dos quais parecem estar fora de seu controle. Isso significa que haverá necessidade de engajamento concertado e apoio de parceiros de desenvolvimento (por exemplo, através do financiamento concessional da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA). Caso contrário, os países mais pobres terão dificuldades para erradicar a pobreza e o objetivo geral dos ODS de não deixar ninguém para trás não será realizado.

Fonte: World Bank

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes