Menu

MP do Rio investiga contaminação em sistema de Água e cobra ações da Cedae

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro exigiu explicações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) sobre as ações implementadas após a detecção de tolueno, substância potencialmente poluente, no manancial do Sistema Imunana-Laranjal. A descoberta ocorre em um momento em que moradores dos municípios de Niterói e São Gonçalo enfrentam desabastecimento de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro exigiu explicações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) sobre as ações implementadas após a detecção de tolueno, substância potencialmente poluente, no manancial do Sistema Imunana-Laranjal.

A descoberta ocorre em um momento em que moradores dos municípios de Niterói e São Gonçalo enfrentam desabastecimento de água desde quinta-feira, conforme reportagem do Globo.

Responsável pelo fornecimento de água a mais de 2 milhões de habitantes nos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e na Ilha de Paquetá, o Sistema Imunana-Laranjal teve suas operações interrompidas após a alteração na qualidade da água bruta ser observada. A paralisação visa proteger a população contra possíveis riscos à saúde.

Uma força-tarefa, incluindo o Grupo Temático Temporário de Saneamento Básico, Desastres Socioambientais e Mudanças do Clima, foi montada para investigar as causas da contaminação, avaliar os riscos e determinar as responsabilidades dos órgãos competentes na gestão e monitoramento do manancial.

Além da Cedae, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi solicitado a fornecer detalhes sobre as medidas de fiscalização e as investigações em andamento para identificar as origens da poluição e os responsáveis.

O Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, demanda que a Cedae apresente um relatório detalhado incluindo as causas da poluição, as ações de prevenção, mitigação e contingência adotadas, e uma estimativa para a normalização dos serviços.

Este incidente levanta preocupações significativas sobre a segurança da água fornecida à população, enquanto autoridades e a Cedae trabalham para resolver a situação e restabelecer o abastecimento de água de maneira segura.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes