Menu

FUP: Lei das Estatais e estatuto da Petrobrás têm que mudar

Pela legislação, só agente do mercado se enquadra no conselho de administração da estatal A Federação Única dos Petroleiros (FUP) defende a mudança na Lei das Estatais, no estatuto da Petrobrás e na estrutura de governança da empresa. “O tema conflito de interesses ficou tão amplo na Lei das Estatais, aprovada no auge do lavajatismo, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Pela legislação, só agente do mercado se enquadra no conselho de administração da estatal

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) defende a mudança na Lei das Estatais, no estatuto da Petrobrás e na estrutura de governança da empresa.

“O tema conflito de interesses ficou tão amplo na Lei das Estatais, aprovada no auge do lavajatismo, que, na prática, somente agente do mercado está habilitado a fazer parte do conselho de administração (CA) da maior empresa do país. Isso tem que ser mudado”, destaca o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Ele também observou que “nem a Lei das SA é tão rígida quanto a Lei das Estatais, que, de forma injusta, limita indicações do acionista majoritário controlador, que é a União. Além disso, a restrição partidária é inconstitucional, pois contraria o direito à livre filiação.”   

Em seu entender, a medida judicial que determinou o afastamento do presidente do CA da Petrobrás, Pietro Mendes, de suas atividades no colegiado é mais uma sinalização de que é preciso mudar a Lei e o estatuto da estatal.

A FUP vem alertando para esta questão desde o período dos trabalhos da equipe de transição do governo, da qual Bacelar fez parte como integrante do grupo de Minas e Energia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes