Menu

Lucros industriais da China crescem 4,3% no primeiro trimestre

Crescimento ocorre em meio ao aumento da demanda e novos motores de crescimento. Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 4,3% em termos anuais no primeiro trimestre de 2024, revertendo um declínio de 2,3% registado em 2023, à medida que a procura do mercado sustentava a tendência de recuperação no meio da intensificação […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Trabalhadores concluem a montagem de um veículo elétrico (EV) na Leapmotor, start-up de EV da China, em Jinhua, província de Zhejiang, leste da China, em 1º de abril de 2024. Foto: VCG

Crescimento ocorre em meio ao aumento da demanda e novos motores de crescimento.

Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 4,3% em termos anuais no primeiro trimestre de 2024, revertendo um declínio de 2,3% registado em 2023, à medida que a procura do mercado sustentava a tendência de recuperação no meio da intensificação das macropolíticas, mostraram dados oficiais no sábado.

As empresas industriais com uma receita anual de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,82 milhões) viram seus lucros combinados atingirem 1,51 trilhão de yuans durante os primeiros três meses, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior, mostraram dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas. .

Durante o mesmo período, as holdings estatais obtiveram um lucro total de 573,82 mil milhões de yuans, uma diminuição anual de 2,6%, enquanto as empresas privadas obtiveram um lucro total de 368 mil milhões de yuans, um aumento de 5,8%. As empresas estrangeiras e financiadas por Hong Kong, Macau e Taiwan obtiveram um lucro total de 373,75 bilhões de yuans, um aumento de 18,1%, mostraram os dados.

Numa base trimestral, os lucros das principais empresas industriais da China registaram crescimento no terceiro trimestre nos primeiros três meses do ano, prolongando uma tendência de recuperação, disse Yu Weining, estatístico do DNE.

“A recuperação gradual da demanda do mercado e o rápido desenvolvimento de novos motores de crescimento impulsionam ainda mais a recuperação das receitas corporativas”, disse Yu.

De acordo com o DNE, as receitas das principais empresas industriais na China cresceram 2,3% em termos anuais no primeiro trimestre, 1,2 pontos percentuais acima da taxa de crescimento registada no ano passado, criando condições favoráveis ​​para a recuperação sustentada dos lucros empresariais.

Graças ao desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, as empresas manufatureiras de alta tecnologia relataram um rápido crescimento dos lucros durante o período, disse Yu. Os dados do DNE mostraram que os lucros do sector industrial de alta tecnologia aumentaram 29,1% em termos anuais entre Janeiro e Março, em comparação com um declínio de 8,3% em termos anuais observado no ano passado. Vale a pena notar que os lucros da indústria de equipamentos de comunicação aumentaram 3,47 vezes nos primeiros três meses.

Os lucros da indústria de fabricação de equipamentos tiveram um crescimento notável durante o período, à medida que a nova industrialização continua a ser impulsionada, disse Yu, observando que os lucros da indústria aumentaram 18% em termos anuais no primeiro trimestre, servindo como uma pedra de lastro. .
Especificamente, os lucros da indústria electrónica aumentaram 82,5% em termos anuais e os da indústria automóvel aumentaram 32%, tornando-se as duas indústrias transformadoras que mais contribuíram para os lucros das principais empresas industriais da China, de acordo com o NBS.

As medidas das empresas chinesas para reduzir custos e aumentar a eficiência, juntamente com as macropolíticas para estabilizar o crescimento económico, reavivaram efectivamente as expectativas das entidades do mercado e continuarão a impulsionar o crescimento dos seus lucros durante o resto de 2024, disse Chen Fengying, economista e ex-diretor do Instituto de Estudos Econômicos Mundiais dos Institutos de Relações Internacionais Contemporâneas da China, disse ao Global Times no sábado.

Atualmente, o mercado de ações A está cada vez mais estabilizado, o que dará um impulso ao financiamento direto das empresas. Além disso, o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e de indústrias emergentes facilitará a transformação e a modernização das indústrias tradicionais, disse Chen, observando que os novos motores de crescimento desempenharão um papel mais importante na facilitação da economia industrial.

Chen expressou total confiança na capacidade da China de atingir a meta anual predefinida do PIB de cerca de 5% este ano, após a divulgação de uma taxa de crescimento do PIB melhor do que o esperado no primeiro trimestre, de 5,3% em termos anuais.

Até agora, as autoridades anunciaram múltiplas políticas de apoio, incluindo um plano de ação para promover equipamentos renováveis ​​em grande escala e o comércio de bens de consumo. A chave é implementar essas políticas e medidas com precisão, realizar reformas profundas nas principais áreas e indústrias e melhorar o ambiente de negócios, de modo a estabelecer uma base sólida para alcançar as metas de desenvolvimento deste ano, disse Chen.

Matéria via Global Times.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes