Menu

BRICS avança na adoção de pagamentos em moedas nacionais durante reunião em SP

Durante um encontro em São Paulo, líderes dos ministérios da Economia e dos Bancos Centrais dos países do BRICS discutiram a adoção de meios de pagamento independentes, conforme relatado pelo vice-ministro das Finanças da Rússia, Ivan Chebeskov, à agência Sputnik nesta quarta-feira, 28. Chebeskov destacou o suporte da maioria dos países membros à realização de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
José Cruz/Agência Brasil/ Arquivo

Durante um encontro em São Paulo, líderes dos ministérios da Economia e dos Bancos Centrais dos países do BRICS discutiram a adoção de meios de pagamento independentes, conforme relatado pelo vice-ministro das Finanças da Rússia, Ivan Chebeskov, à agência Sputnik nesta quarta-feira, 28.

Chebeskov destacou o suporte da maioria dos países membros à realização de pagamentos em moedas nacionais, considerados essenciais para o bloco.

O vice-ministro também mencionou que o Ministério das Finanças russo propõe a criação de uma plataforma digital comum.

Esta facilitaria a integração das moedas digitais dos bancos centrais e os sistemas nacionais de transmissão de mensagens financeiras do grupo, promovendo canais de pagamento e comunicação independentes.

Ademais, a maioria dos Estados membros mostrou-se favorável à ideia de reduzir a dependência do dólar americano no comércio internacional. A Rússia, que assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro, tem liderado essas iniciativas.

Desde sua fundação, o bloco busca fortalecer a cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, recentemente expandindo seu quadro de membros com a inclusão de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes