Aeroporto Salgado Filho vai ficar fechado por 1 mês após inundações no RS

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, suspendendo todas as operações desde a última sexta-feira / 3.

Embora a Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, tenha emitido um “Notice to Airman” (Notam) indicando o dia 30 deste mês como a data para a retomada das atividades, a Abear ressaltou que a reabertura permanece sem previsão.

Imagens divulgadas pela Fraport mostram o aeroporto inundado pelo transbordamento do Rio Guaíba, que ultrapassou cinco metros.

Segundo a Defesa Civil, o número de mortes devido aos temporais subiu para 83, com quatro outras sob investigação. Além disso, 111 pessoas permanecem desaparecidas e 276 ficaram feridas.

O desastre atingiu 345 dos 496 municípios do estado, afetando aproximadamente 850 mil pessoas. Mais de 141 mil estão desalojadas, das quais 19,3 mil encontram-se em abrigos e 121,9 mil foram para as casas de familiares ou amigos.

Leia a íntegra da nota da Abear:

“A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport. Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.

As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.

Os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado”.

Leia a nota da Fraport:

“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações.”

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.