ONU acusa Israel de negar acesso humanitário à Faixa de Gaza enquanto alerta sobre crise alimentar

REUTERS/Mahmoud Issa.

Um alto funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) acusou Israel neste domingo (5) de continuar a negar o acesso humanitário da entidade à Faixa de Gaza, onde a diretora do programa alimentar da ONU alertou sobre uma “fome total” no norte do território palestino, que abriga 2,3 milhões de pessoas, segundo informações da CNN.

A diretora-executiva do Programa Alimentar Mundial, Cindy McCain, em entrevista à NBC News transmitida neste domingo, descreveu a situação como “há fome, fome total, no norte, e está se movendo em direção ao sul”, embora não tenha declarado formalmente uma situação de fome.

As tensões aumentaram ainda mais quando os militares de Israel anunciaram na segunda-feira que começaram a incentivar os moradores de Rafah, cidade do sul de Gaza, a evacuarem a área como parte de uma operação de “escopo limitado”. No entanto, eles não confirmaram imediatamente relatos da mídia de que isso fazia parte dos preparativos para um ataque terrestre.

A perspectiva de uma operação com potencial alto número de vítimas preocupa as potências ocidentais e o vizinho Egito, especialmente com mais de um milhão de palestinos deslocados já abrigados na região.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.