Menu

China vence outra sanção americana e desenvolve chips de 3nm

SMIC avança na produção de chips de 3 nm e se prepara para fornecer 5 nm para Huawei A SMIC está em pleno desenvolvimento de chips de 3 nanômetros, ao mesmo tempo que finaliza os preparativos para iniciar a produção em massa de chips de 5 nanômetros destinados à Huawei. Informações vindas da China indicam […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

SMIC avança na produção de chips de 3 nm e se prepara para fornecer 5 nm para Huawei

A SMIC está em pleno desenvolvimento de chips de 3 nanômetros, ao mesmo tempo que finaliza os preparativos para iniciar a produção em massa de chips de 5 nanômetros destinados à Huawei.

Informações vindas da China indicam que a SMIC planeja obter resultados satisfatórios até o final deste ano. Para atingir essa meta ambiciosa, a empresa está solicitando apoio do governo chinês em forma de novas linhas de crédito, necessárias para contratar engenheiros especializados e realizar manutenção e atualização de seus equipamentos.

Apesar das restrições que impedem a SMIC de adquirir novas máquinas de litografia, a empresa acredita que poderá alcançar seus objetivos reutilizando os equipamentos da ASML que já possui. Contudo, um dos maiores desafios atuais da SMIC é o baixo rendimento de produção, resultando em custos elevados por unidade devido às perdas no processo.

Especialistas do mercado destacam que os chips de 5 nanômetros da SMIC podem ser até 50% mais caros que os produzidos pela TSMC, devido à menor eficiência na produção e ao uso de maquinário mais antigo, que demanda maior manutenção.

A SMIC ainda não comentou oficialmente sobre essas questões. Entretanto, fontes próximas à Huawei afirmam que a empresa terá prioridade no recebimento dos primeiros chips de 5 nanômetros da SMIC, que serão utilizados não apenas em smartphones, mas também em chips para inteligência artificial.

Produção global de microchips

O setor de microchips é dominado por alguns países e empresas líderes. Taiwan, através da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), é a maior produtora mundial de chips avançados. Os Estados Unidos, com empresas como Intel e AMD, também são grandes jogadores no mercado, embora tenham uma menor fatia na produção de chips de última geração.

A Coreia do Sul, com a Samsung, é outro importante centro de produção de chips, competindo diretamente com a TSMC na fabricação de chips de ponta. Na Europa, a ASML, sediada na Holanda, é a principal fornecedora de maquinário avançado para litografia, crucial para a produção de chips de última geração.

Avanços em Chips de 3 nm e 5 nm

Os chips mais avançados são atualmente fabricados em Taiwan e na Coreia do Sul, onde a TSMC e a Samsung lideram o desenvolvimento de tecnologias de 3 nm e 5 nm. Essas empresas possuem instalações altamente sofisticadas e investem constantemente em pesquisa e desenvolvimento para manter sua liderança tecnológica. As fábricas de chips mais avançadas do mundo estão localizadas nesses países, aproveitando a expertise acumulada e o apoio governamental para continuar inovando e aumentando a capacidade de produção.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes