Menu

China consegue transplantar, com sucesso, fígado de porco para um ser humano

Cientistas chineses transplantaram com sucesso o fígado de um porco geneticamente modificado para um paciente humano de 71 anos com câncer no lobo direito do fígado. Este é o primeiro xenotransplante de fígado em um ser humano vivo no mundo e demonstra que a tecnologia de xenotransplante da China está na vanguarda global, sendo considerada […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Anhui

Cientistas chineses transplantaram com sucesso o fígado de um porco geneticamente modificado para um paciente humano de 71 anos com câncer no lobo direito do fígado.

Este é o primeiro xenotransplante de fígado em um ser humano vivo no mundo e demonstra que a tecnologia de xenotransplante da China está na vanguarda global, sendo considerada um dos maiores avanços no campo médico, de acordo com um comunicado do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Anhui.

Xenotransplante é um procedimento médico em que órgãos ou tecidos de uma espécie são transplantados para outra espécie. A palavra “xenotransplante” vem do grego “xeno”, que significa estranho ou estrangeiro, e “transplante”, que refere-se ao ato de transferir órgãos ou tecidos. Sete dias após a cirurgia, o paciente é capaz de se mover livremente sem quaisquer reações de rejeição aguda ou hiperaguda.

A cirurgia foi conduzida pela equipe do Professor Sun Beicheng, do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Anhui, em colaboração com a equipe do Professor Wei Hongjiang, da Universidade Agrícola de Yunnan, no dia 17 de maio.

Como as terapias intervencionistas não foram eficazes e havia risco de ruptura iminente, baseado nos princípios de compaixão e não maleficência, e com o consentimento pleno do paciente e dos familiares, o Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Anhui convocou um comitê acadêmico, comitê de ética clínica para novas tecnologias, comitê de ética de transplantes de órgãos e comitê de ética animal. Esses comitês aprovaram a cirurgia de xenotransplante para o paciente.

Durante a cirurgia, o tumor no lobo direito do fígado do paciente foi ressecado. Foi confirmado que o lobo esquerdo restante não era suficiente para atender às necessidades funcionais do fígado do paciente. Cientistas transplantaram o fígado de um porco geneticamente modificado para a fossa hepática direita do paciente. A cirurgia transcorreu sem problemas, e a secreção de bile começou imediatamente.

Sete dias após a cirurgia, o paciente conseguiu se mover livremente, sem quaisquer reações de rejeição aguda ou hiperaguda. Não foram detectadas anormalidades no sistema de coagulação e a função hepática voltou ao normal.

Este xenotransplante bem-sucedido de porcos transgênicos para humanos vivos abriu novas fronteiras para o xenotransplante de fígados de porcos geneticamente modificados. É a primeira cirurgia de xenotransplante de fígado em um ser humano vivo no mundo e a quinta cirurgia de xenotransplante em humanos vivos globalmente, segundo o comunicado.

A cirurgia também criou vários marcos médicos, incluindo o estabelecimento de padrões globais para o implante de fígado de porco, o uso de agentes imunossupressores e o manejo perioperatório para transplantes de fígado xenogênicos, o que possibilita que o transplante de fígado de porco xenogênico entre na prática clínica.

A pesquisa sobre xenotransplante de órgãos tem feito grandes progressos nos últimos anos. Em 10 de março, uma equipe de pesquisa co-liderada por Dou Kefeng, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, e Tao Kaishan, diretor do Departamento de Cirurgia Hepatobiliar do Hospital Xijing, afiliado à Universidade Médica da Força Aérea, transplantou com sucesso um fígado inteiro de um porco com múltiplos genes editados para o corpo de um paciente com morte cerebral como medida auxiliar.

A Agência de Notícias Xinhua também relatou em 23 de maio que cientistas chineses completaram recentemente um caso de xenotransplante combinado de fígado e rim de porco para humano em Kunming, na província de Yunnan, no sudoeste da China.

A equipe transplantou com sucesso os rins e fígados de porcos geneticamente editados para o corpo de um indivíduo com morte cerebral através de transplante combinado. Este procedimento confirmou a viabilidade de usar órgãos de porcos geneticamente editados em transplantes de órgãos humanos, estabelecendo uma base importante para o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia de xenotransplante, segundo a Xinhua.

Por Global Times
Publicado em 25 de maio de 2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes