Menu

Empresa chinesa faz bateria de carro que carrega em 10 minutos!

China’s Gotion quebra a barreira de 10 minutos de carregamento na corrida por baterias de veículos elétricos.CATL enfrenta forte concorrência em casa enquanto as vendas de veículos de nova energia devem disparar. GUANGZHOU — O fabricante chinês de células de bateria Gotion High-tech desenvolveu uma bateria para veículos elétricos que carrega em menos de 10 […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Gotion começou a produzir em massa baterias G-Current para veículos elétricos de alcance estendido. (Foto de Shizuka Tanabe)

China’s Gotion quebra a barreira de 10 minutos de carregamento na corrida por baterias de veículos elétricos.
CATL enfrenta forte concorrência em casa enquanto as vendas de veículos de nova energia devem disparar.

GUANGZHOU — O fabricante chinês de células de bateria Gotion High-tech desenvolveu uma bateria para veículos elétricos que carrega em menos de 10 minutos, colocando a empresa em concorrência direta com a líder mundial CATL.

A Gotion revelou a bateria G-Current em uma conferência de tecnologia realizada em sua sede em Hefei. A bateria é capaz de carregar de 10% a 80% da capacidade em 9 minutos e 48 segundos, segundo a empresa.

“A bateria de carregamento rápido resolverá as preocupações dos consumidores sobre o carregamento”, disse Cao Yong, vice-presidente do Instituto de P&D de Engenharia da Gotion, no evento da semana passada.

A Gotion, apoiada pela Volkswagen, desenvolveu a G-Current com uma nova mistura de materiais. A condutividade dos eletrólitos de íon-lítio foi melhorada em 30% a 50%, segundo a empresa.

O pacote de baterias é mais fino, com 30% menos componentes, o que significa que pode ser instalado em veículos elétricos que vão de cupês a SUVs.

A G-Current virá em dois tipos. A versão de fosfato de ferro-lítio (LFP) não usa metais raros e é mais acessível. A versão mais convencional de níquel-manganês-cobalto é capaz de maiores autonomias de condução.

A Gotion começou a produzir em massa baterias G-Current para veículos elétricos de alcance estendido, uma categoria de híbridos. As linhas de produção para baterias para veículos totalmente elétricos ainda estão sendo construídas, com produção em massa prevista para começar no final do ano.

Os veículos de nova energia representam 32% das vendas de carros novos na China, incluindo exportações, segundo dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Só os veículos elétricos representam 20% do volume de vendas.

A posse de veículos de nova energia tornou-se mainstream, com longas filas em estações de carregamento nas rodovias sendo uma visão comum — e dor de cabeça para os motoristas — durante os feriados.

Para resolver o problema, os fabricantes têm se movido para encurtar os tempos de carregamento. Até agora, as plataformas de veículos elétricos foram feitas para carregadores de 400 volts. Agora os desenvolvedores estão competindo para lançar baterias que podem ser conectadas a carregadores de 800 volts.

A líder global de baterias para veículos elétricos, CATL, com sede em Ningde, China, revelou a bateria Shenxing Plus no salão do automóvel de Pequim em abril. A nova bateria LFP tem uma autonomia de 600 quilômetros com uma carga de 10 minutos, segundo a CATL, e pode percorrer 1.000 km com uma carga completa.

Formalmente conhecida como Contemporary Amperex Technology Co. Ltd., a CATL também produz a bateria de carregamento super rápido Shenxing, a antecessora da Shenxing Plus. A produção em massa da Shenxing original começou no final do ano passado.

As baterias Shenxing são encontradas em veículos elétricos fabricados pelo Zhejiang Geely Holding Group sob a marca Zeekr, bem como na série Exeed de veículos elétricos da Chery Automobile.

Os veículos elétricos alimentados pela série de baterias Shenxing são “semelhantes aos carros a motor já” graças à tecnologia de carregamento rápido, disse o presidente e CEO da CATL, Robin Zeng, no fórum de tecnologia Beyond Expo realizado em Macau na quarta-feira.

O próximo passo da CATL é desenvolver uma tecnologia que fornecerá uma autonomia suficiente com uma carga de seis minutos, disse Zeng.

Zeng falou inteiramente em inglês durante seu discurso no Beyond Expo, em uma aparente tentativa de transmitir sua mensagem claramente aos mercados estrangeiros.

Os fabricantes de automóveis europeus e sul-coreanos avançaram no carregamento de alta voltagem. Em 2019, a Porsche lançou o Taycan EV que pode ser carregado a 800 volts. A edição de 2024, que usa baterias do grupo sul-coreano LG, pode carregar de 10% a 80% da capacidade em 18 minutos, segundo a montadora alemã.

A Hyundai Motor lançou o Ioniq 5, que é capaz de carregamento a 800 volts. Agora, os fabricantes de veículos elétricos da China estão seguindo o exemplo, e os veículos de nova energia compatíveis com a tecnologia de carregamento de 800 volts estão projetados para proliferar no mercado chinês.

No ano passado, foram vendidos 125.000 veículos de nova energia na China que adotaram plataformas de 800 volts, segundo a corretora chinesa Soochow Securities. O volume está projetado para aumentar cerca de onze vezes para 1,32 milhão de unidades até 2025.

O mercado global para esses veículos está projetado em 1,62 milhão de unidades em 2025, o que significa que a China deverá impulsionar o mercado de veículos elétricos de carregamento super rápido.

A indústria de veículos elétricos da China se destacou ao desenvolver tecnologia de carregamento rápido não apenas para baterias de níquel-manganês-cobalto, mas também para baterias LFP, que são instaladas em 60% dos veículos elétricos no mercado.

As baterias LFP são capazes de trazer os veículos elétricos para faixas de preço de mercado de massa. A Gotion visa colocar sua nova série de baterias em modelos da classe B de veículos de nova energia, uma categoria de veículos de médio porte que compõem mais de 30% do mercado.

Um grande desafio restante é expandir a rede de estações de carregamento para veículos elétricos compatíveis com a tecnologia de carregamento de 800 volts.

“O número é insuficiente à luz do número crescente de veículos elétricos que precisam de carregamento rápido”, disse a Huawei Technologies, que produz carregadores rápidos.

Shizuka Tanabe, para o Nikkei

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes