Grã-Bretanha e Noruega financiam novo pacote militar de 450 milhões de libras para fortalecer o combate da Ucrânia contra a ofensiva russa
A Grã-Bretanha anunciou nesta sexta-feira (11) um “aumento no apoio militar” de 450 milhões de libras esterlinas (cerca de 589 milhões de dólares americanos) para a Ucrânia, ao co-organizar uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia com a Alemanha em Bruxelas.
Financiado conjuntamente pela Grã-Bretanha e pela Noruega, o pacote inclui um novo componente de ajuda militar de “combate corpo a corpo”, avaliado em mais de 250 milhões de libras, com sistemas de radar, minas antitanque e drones militares.
O pacote de suporte desta sexta-feira também inclui reparos e manutenção de veículos e equipamentos de campo de batalha fornecidos anteriormente pela Grã-Bretanha à Ucrânia.
O secretário de Defesa britânico, John Healey, disse que o pacote “aumentará o apoio à luta na linha de frente da Ucrânia” e aumentará a pressão sobre a Rússia.
De acordo com o Ministério da Defesa Britânico, o novo kit será adquirido de fornecedores britânicos e ucranianos, “demonstrando como o investimento na defesa da Ucrânia apoia empregos e economias” tanto na Grã-Bretanha quanto na Ucrânia.
Enquanto isso, a União Europeia (UE) também intensificou seu apoio. A chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, confirmou que os estados-membros comprometeram mais de 23 bilhões de euros (cerca de 26,21 bilhões de dólares) em ajuda militar à Ucrânia até agora neste ano.
“Portanto, estamos definitivamente fazendo mais do que no ano passado”, disse Kallas, enfatizando que a UE deveria fazer ainda mais.
Com informações de Agências de Notícias*