Comentários sobre: Brasil vai trazer da França R$ 100 bi em compromissos de investimento https://www.ocafezinho.com/2025/06/07/brasil-vai-trazer-da-franca-r-100-bi-em-compromissos-de-investimento/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Sat, 07 Jun 2025 16:59:55 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Marco Paulo Valeriano de Brito https://www.ocafezinho.com/2025/06/07/brasil-vai-trazer-da-franca-r-100-bi-em-compromissos-de-investimento/#comment-776181 https://www.ocafezinho.com/?p=210261#comment-776181 NÃO HÁ ALTERNATIVA DIANTE DE TANTA ASSIMETRIA

Desista desse acordo Mercosul – União Europeia, Lula.
Macron está te demonstrando por linhas tortas o quanto será um erro para o Mercosul.
A Alemanha será praticamente a única beneficiada e vai nos entulhar de produtos industrializados diversos, sobretudo, máquinas e ferramentas, num desafogo industrial diante da concorrência chinesa, e isso não é nada bom para a tentativa de reindustrialização do Brasil.
A extrema-direita está instigando o agronegócio brasileiro a pressionar o Lula III por esse acordo, claro, vai vender mais soja, mais café, mais frango, porco e até pé-de-marreco, e em troca comprar mais maquinário e equipamentos para seus latifúndios plantations, além de entulharem suas casas grandes de produtos importados europeus diversos, pois esses oligarcas estão nem aí para o Brasil, nosso desenvolvimento humano, nossa independência e soberania nacional, já que o principal negócio das Casas Grandes e Farias Limas associadas é o rentismo financeiro e a manutenção da classe trabalhadora nas senzalas (favelas, cortiços, mocambos, comunidades).
Enviesadamente, a França está defendendo o agro francês, que não tem escala e nem terras para competir com o Mercosul, diga-se, o Brasil, contudo, sabe que sua indústria também sairá perdendo, na competição com a Alemanha e a China/Brics+, que já estão enraizadas na América do Sul.
Lula está fazendo papel de ‘Bobo do Agro’ e foi até levado a soltar a máxima retórica de que “o agro é o negócio do Brasil”.
Ora bolas, qual a novidade nestes 500 anos de Brasil, caro Presidente Lula?
A nossa ideia de Brasil do século XXI deixou de ser a re-industrialização nacional, a incorporação de ultratecnologias, inteligência artificial, datacenters, neoenergias, ecossustentabilidade e acabar com a pobreza e a fome do povo brasileiro?
O Mercosul não terá como manter uma concorrência sustentável com a União Europeia, e esse acordo também será prejudicial às nossas pretensões no Oriente, no Brics+, na Celac e imporá barreiras para a futura ampliação do Mercosul, para uma Zona Latino-Americana e Caribenha – ‘ZALC’, essa sim muito importante a todos nós brasileiros e latino-americanos, já que a UE tem passado imperialista e colonialista inconteste e um futuro dependente de sua reinvenção histórica e retomada de domínios sobre o que já foram suas ex-colônias no Sul Global.
Por que a África vem buscando se livrar do julgo europeu e o Lula III quer guiar o Brasil pela contramão?
A maior parte do agronegócio brasileiro não vai mudar de lado ideológico, manterá seu pragmatismo político fisiológico-financeiro, não vota no Lula e nunca apoiará a tão necessária reforma agrária brasileira, portanto, para quê querer promover o agro business plantation brasileiro na União Europeia e possibilitar a quebra da frágil reengenharia industrial no Brasil?
Não sei o quê pensam os demais governos dos países que integram o Mercosul, mas sigo torcendo que o Emmanuel Macron continue melando o acordo com a União Europeia e o Luiz Inácio Lula da Silva deixe de fazer papel de trouxa frente os europeus.
Ser doutor honoris-causa, da universidade de Paris, não pode ser em troca de abrir mão das nossas causas, ideias e ideais de Nação.

Viva o Brasil!

Marco Paulo Valeriano de Brito

]]>