EUA aprova $30 milhões de dólares para fundação de ajuda humanitária em Gaza apoiada por Israel

Crianças palestinas nas ruínas de Gaza. (Creditos: AP Photo/Jehad Alshrafi)

A administração de Donald Trump aprovou nessa semana o envio de $ 30 milhões de dólares para a Fundação Humanitária de Gaza (GHF em inglês), organização responsável por distribuir ajuda humanitária na Faixa.

Existem diversas controvérsias em volta da Fundação, que é administrada conjuntamente por Israel, que está ocupando Gaza, e os Estados Unidos. Ela é liderada por Johnnie Moore Junior, um empreendedor evangélico com fortes laços com Trump e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro do país judeu que lidera os planos de genocídio na Palestina.

Além disso, a Fundação tem contratos escusos com empresas privadas lideradas por ex-agentes da Inteligência estadunidense e veteranos do exército dos EUA, partes, para dizer o mínimo, interessadas na guerra.

Esse anúncio ainda veio poucos dias após surgirem notícias acusando a GHF de ser cúmplice no tiroteio aberto contra palestinos procurando ajuda humanitária. A proteção dos quatro centros de distribuição administrados pela Fundação em Gaza é feita pelo Exército Israelense.

O apoio financeiro concedido pelos Estados Unidos começou após alguns meses do bloqueio total na Faixa, em que Israel impede ativamente a entrada de alimentos e outras provisões necessárias para a sobrevivência dos palestinos no território. Foi uma forma que os governos Trump e Netanyahu encontraram para fingir um suporte ao povo de Gaza e jogar uma cortina de fumaça no genocídio.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.