Itália aprovou plano para entrada de 500 mil imigrantes pelos próximos 3 anos

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália. Foto: Andreas SOLARO / AFP

O gabinete da Itália publicou hoje (30) uma declaração afirmando que irá emitir 500 mil vistos de trabalho para pessoas de fora da União Europeia até 2028. O plano é considerado uma resposta à constante escassez de mão de obra no país.

A população italiana está diminuindo a cada ano, e a pirâmide etária do país revela um envelhecimento gradual de seu povo. Só em 2024, ocorreram 280 mil mortes a mais que nascimentos, e o governo já tinha aprovado 450 mil imigrantes entre 2023 e 2025.

Uma projeção feita pelo Observatório Conti Pubblici, da Universidade Católica do Sagrado Coração, estima que a Itália deve receber, no mínimo, 10 milhões de imigrantes até 2050 para combater a redução populacional.

A primeira-ministra Giorgia Meloni, mesmo assim, não parece estar reduzindo o discurso combativo aos imigrantes que angariou muitos dos seus eleitores. A Itália assinou durante seu governo acordos com países do norte da África, reduzindo drasticamente a imigração pelo mediterrâneo. Ela também enviou alguns imigrantes ilegais de seu país para a Albânia, mas a decisão está, no momento, em um imbróglio judicial na suprema corte.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.