UE ameaça”contramedidas proporcionais” às tarifas de Trump

Ursula von der Leyen. Foto: Jean-Christophe Verhaegen/AFP/Getty Images

Trump anunciou nesse mês a taxação de 30% sobre os produtos importados da UE para os EUA e impôs ao bloco o “acesso total e aberto ao mercado dos Estados Unidos sem que nenhuma tarifa seja cobrada”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, rebateu nesse sábado (12) afirmando que existe a possibilidade da União Europeia adotar “contramedidas proporcionais”.

Em um comunicado, ela declarou: “tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses da União Europeia, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário”.

A nova taxação entrará em vigor no primeiro dia de agosto, e a UE tenta firmar um acordo com os EUA que não seja tão agressivo com sua economia. Trump parece estar relutante, e afirmou recentemente que o bloco teve anos para discutir com a Casa Branca os déficits comerciais estadunidenses na balança comercial, levando-o a tomar essa medida pela falta de uma solução concreta.

Em resposta, Von der Leyen disse que a União Europeia tem priorizado uma solução rápida com os Estados Unidos e vai continuar trabalhando para atingir um consenso até a data estipulada.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.