Para o sutil alívio do consumidor brasileiro, o preço do café caiu pela primeira vez após 16 meses de alta, segundo o indicador de inflação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o IPC.
Segundo o Instituto, o preço do café em pó teve queda de 0,18% no último mês, na comparação com o período de 16 de maio a 15 de junho. Mesmo assim, o grão continua 86,5% mais caro do que há um ano.
Os economistas tinham a expectativa de que os preços iam mesmo começar a cair nesse período. Isso porque a colheita do café no Brasil entrou na sua fase mais intensa entre junho e julho, com seu término em setembro. A maior oferta nos mercados vai acabar diminuindo os preços.
A favor das projeções, o tarifaço de 50% aos produtos brasileiros que forem comprados pelos Estados Unidos, definido por Donald Trump, pode reduzir ainda mais o preço do café no nosso país. Os EUA são responsáveis por comprar 16% de toda a safra anual dos produtores do Brasil, que com as tarifas irão perder grande parte desses compradores.
O prognóstico é de que o pó, que antes era destinado ao mercado estadunidense, acabe ficando por aqui, aumentando ainda mais a oferta do café e empurrando seus preços a níveis mais competitivos e agradáveis ao consumidor.