Menu

Entenda a “Mão Morta”, o temido sistema nuclear russo que fez Trump mandar submarinos ao país

A Rússia ameaçou os Estados Unidos com uma arma conhecida como “Mão Morta” nesta sexta-feira (1), causando Donald Trump a enviar diversos submarinos nucleares à costa do país em uma inesperada escalonada de um conflito nuclear que não se via desde a guerra fria. O acontecimento é a última fase de diversas provocações trocadas entre ambos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Dimitri Medvedev. Foto: Reuters/Valentin Yegorshin

A Rússia ameaçou os Estados Unidos com uma arma conhecida como “Mão Morta” nesta sexta-feira (1), causando Donald Trump a enviar diversos submarinos nucleares à costa do país em uma inesperada escalonada de um conflito nuclear que não se via desde a guerra fria.

O acontecimento é a última fase de diversas provocações trocadas entre ambos os países na última semana. As coisas começaram a esquentar na segunda-feira (28), quando Trump afirmou estar decepcionado com Moscou, dando um prazo de 10 dias para um cessar-fogo com a Ucrânia. Caso contrário, ele prometeu endurecer as sanções contra o governo russo.

Dimitri Medvedev, ex-presidente russo e atual vice do Conselho de Segurança do país, não perdoou, respondendo no mesmo dia que o presidente americano está querendo jogar o “jogo do ultimato” e afirmando que as pressões representam “um passo em direção à guerra”.

Na quarta-feira (30), Trump voltou ao ataque, chamou Medvedev de “fracassado” e disse que o russo precisava ter cuidado com as palavras. Horas depois, o russo fez uma ameaça: “Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”.

A ferramenta a que Medvedev se refere é um sistema desenvolvido nos anos 1970, em plena Guerra Fria, quando a União Soviética se sentia ameaçada pelo arsenal nuclear dos Estados Unidos. A ferramenta é constituída de diversos sensores em centros de comando na Rússia que detectam ataques nucleares, desencadeando uma sequência de códigos que lançam mísseis balísticos escondidos pelo país para atacar o inimigo.

Tambémconhecido como “Perimetr”, o aparelho foi descrito pelo New York Times como “máquina do juízo final”.

O sistema pode ser ativado manualmente, mas se detectar um ataque e não obtiver resposta de seus superiores, ou seja, a cúpula de lideranças militares e políticas da Rússia, ele ativa automaticamente. É daí que vem o nome “Mão Morta”. Se não houver uma pessoa viva sequer para autorizar o sistema, ele entrará em ação por conta própria.


, , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes