Lula quer Bolsonaro indiciado por apoiar Trump em ações contra o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em coletiva no Palácio do Planalto, Brasília. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (6), em uma entrevista à Reuters, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser acusado de instigar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a atuar contra o Brasil. Seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), já está sob investigação pelas mesmas acusações.


“Eu acho que ele (Bolsonaro) deveria ser julgado por mais processos, porque o que ele está fazendo agora, insuflando os Estados Unidos contra o Brasil, causando prejuízo à economia brasileira, causando prejuízo aos trabalhadores brasileiros, ele e o filho dele deveriam ter outro processo e ser condenados como traidores da pátria”, afirmou Lula.

Eduardo Bolsonaro licenciou-se de seu mandato parlamentar para viajar aos Estados Unidos em busca de apoio da Casa Branca à causa de seu pai. Após suas movimentações em Washington, Trump anunciou tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos brasileiros, alegando “violações de direitos humanos” na condução das investigações contra Jair Bolsonaro.

Trump também sancionou Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Lei Magnitsky. O ministro está impedido de viajar aos Estados Unidos ou manter ativos financeiros no país. A justificativa dada pelo presidente norte-americano foi a suposta “perseguição” do Judiciário a Bolsonaro.

Lula, que chamou os Bolsonaros de “traidores da pátria”, ainda afirmou: “Não tem precedente na história um presidente da República e o filho, que é deputado, ir para os Estados Unidos para insuflar o presidente dos Estados Unidos contra o Brasil. Isso nunca existiu na história, eu acho que de nenhum país do mundo”.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.