O secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, afirmou na noite de domingo (10) que comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que seu partido terá um candidato próprio à disputa presidencial de 2026.
O partido [PSD], para ter identidade, precisa ter o seu caminho, o seu candidato […] Nada vai mudar a nossa decisão de ter candidatura própria”, afirmou Kassab em entrevista divulgada pelo programa Canal Livre, da TV Bandeirantes.
A legenda ainda está decidindo entre os nomes dos governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para o pleito. “Existe muita isenção, muito respeito pelos dois, que são grande quadros e que fazem excelentes gestões em seus estados”, disse.
Na avaliação de Kassab, Tarcísio de Freitas (Republicanos) seria o único nome capaz de fazer o PSD desistir de uma candidatura própria. Ele frisou, entretanto, que acha muito difícil o atual governador de São Paulo abrir mão da reeleição para disputar contra Lula, atual favorito para 2026.
Kassab também acrescentou que Tarcísio poderia unir todas os partidos de direita, incluindo o PL, de Jair Bolsonaro. Em um cenário sem sua candidatura, as legendas desse campo político ficariam pulverizadas.
“Se não for o governador Tarcísio o candidato, a minha impressão, pelas conversas que eu participo e pelas informações que eu tenho, é que cada partido da centro-direita tem uma tendência a lançar um candidato. E, no segundo turno, estaremos todos juntos”, concluiu o presidente do PSD.