Comentários sobre: Pesquisa Ipsos-Ipec mostra racha no Brasil sobre retaliação ao tarifaço de Trump https://www.ocafezinho.com/2025/08/12/pesquisa-ipsos-ipec-mostra-racha-no-brasil-sobre-retaliacao-ao-tarifaco-de-trump/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Tue, 12 Aug 2025 15:49:44 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Ana Clara Fabrino https://www.ocafezinho.com/2025/08/12/pesquisa-ipsos-ipec-mostra-racha-no-brasil-sobre-retaliacao-ao-tarifaco-de-trump/#comment-780598 https://www.ocafezinho.com/?p=215028#comment-780598 Pesquisa com questões que procedem, bem estruturadas para que se possa entender bem a opinião dos entrevistados. A primeira, nestes últimos tempos de polarização que não deixa dúvidas e nem privilegia segmentos de opiniões. No entanto, os analistas, especialmente de TV, mas não somente, indicam em suas falas e observações que quando há qualquer espaço a torcida continua existindo e nunca a favor do pais ou indica a realidade dos dados percentuais. É fácil perceber quando nada se acentua sobre os 49% que apoiam a retaliação contra 43% que não apoiam, 75% percebe a posição política e não comercial do governo EUA contra apenas 12% que indica a posição comercial. Isto associado aos 38% que indica que sua percepção sobre o EUA piorou é bastante significativa. Não desejável para nenhum país. E o espantoso percentual de 51% para “não notou” – como assim, o que exatamente significa “não notou” – é de se questionar e falar com o Instituto onde estão os técnicos adequados para debater o sentido do “não notou” . Pelo visto os jornalistas também não notaram. E ainda 68% que concorda com a busca de novos mercados – o que significa, claramente, que nesta questão também concordam com o Governo que está fazendo esforços neste sentido. Pesquisador não, mas jornalistas podem e devem indicar estas concordâncias, pois quando das discordâncias falam dias após dias servindo-se do dado da pesquisa para desqualificar as atitudes do Governo. Assim, para os mais atentos, sabemos exatamente os reforços que se dá à oposição e aos trabalhos e ações do Governo. No que se refere à pesquisa, ela surpreendente de forma positiva depois de se ver tantas outras com questões mal colocadas, tendendo a confundir (ou não) seus próprios resultados e, que dizer, as respostas dos próprios entrevistados. Já se vê faz tempo a necessidade dos Institutos de pesquisa promoverem junto àqueles que recebem seus trabalhos para divulgação, fazer uma leitura junto a jornalistas sobre o processo de análise dos dados. É surpreendente que sejam poucos, tão poucos, mesmos aqueles que lidam com dados de economia, não conseguirem indicar boas análises, somar percentuais etc. etc. Será mesmo uma questão de “não saber”. Fica a dúvida.

]]>