Xi e Lula reforçam aliança estratégica e defendem união do Sul Global

RICARDO STUCKERT/PR

O presidente da China, Xi Jinping, declarou nesta terça-feira, 12, estar disposto a trabalhar em conjunto com o Brasil para fortalecer a unidade e a autossuficiência entre grandes países do Sul Global, além de impulsionar a construção de um mundo mais justo e sustentável. A afirmação foi feita em conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o jornal estatal Global Times.

Xi afirmou que as relações entre China e Brasil atravessam “o melhor momento da história”, com avanços na construção de uma comunidade de futuro compartilhado e no alinhamento das estratégias de desenvolvimento.

“O lado chinês está pronto para trabalhar com o Brasil para aproveitar as oportunidades, fortalecer a coordenação e entregar mais resultados de cooperação mutuamente benéficos”, disse o líder chinês, que também reiterou apoio à defesa da soberania nacional brasileira e à proteção de seus interesses legítimos.

O presidente chinês convocou outros países a se unirem contra o unilateralismo e o protecionismo, em referência indireta a políticas comerciais e geopolíticas que, segundo Pequim, ameaçam o equilíbrio internacional.

BRICS como plataforma estratégica
Xi destacou o papel do BRICS como mecanismo fundamental para a construção de consensos no Sul Global. Ele parabenizou o Brasil pela realização da última cúpula do bloco e defendeu ação coordenada dos países em desenvolvimento para preservar a justiça internacional, proteger as normas que regem as relações internacionais e salvaguardar interesses comuns.

O líder chinês citou ainda a importância da cooperação frente a desafios globais, como a crise climática. Defendeu o êxito da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP) que ocorrerá em 2025 em Belém (PA) e destacou o papel do grupo “Amigos da Paz” na busca por uma solução política para a guerra na Ucrânia.

Lula reafirma prioridade nas relações com a China
Durante a conversa, Lula afirmou que o Brasil dá grande importância à parceria estratégica com a China e está comprometido em ampliar a cooperação e o alinhamento político. O presidente brasileiro informou Xi sobre o contexto recente das relações com os Estados Unidos e reafirmou a posição de defesa da soberania nacional.

Lula elogiou o papel da China na defesa do multilateralismo e das regras do livre comércio, além de seu engajamento em temas globais. Também declarou que o Brasil está pronto para ampliar a coordenação com Pequim em fóruns multilaterais, como o BRICS, combater práticas unilaterais e proteger os interesses coletivos dos países em desenvolvimento.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.