Quaest: Pessimismo recua e brasileiros veem melhora

A fatia que enxerga o país no caminho certo passou de 32% para 36% em três meses, sinalizando reaproximação da confiança popular / Agência Brasil

Desde maio, quando 61% avaliavam negativamente os rumos do país, os números vêm mostrando discreto recuo da percepção crítica


Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que a maioria dos brasileiros continua avaliando de forma negativa os rumos do país. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada, enquanto 36% veem o país no caminho certo. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.

Apesar da predominância do pessimismo, os dados revelam uma pequena melhora na percepção da população em relação ao mês anterior. Em julho, 58% afirmavam que o Brasil seguia por uma rota equivocada e apenas 34% acreditavam no contrário. Agora, a diferença diminuiu, com queda de um ponto percentual na visão negativa e alta de dois pontos na positiva.

Leia também:
Brasileiro não enxerga defesa do país na agenda de Eduardo
Tarifaço dos EUA e comida mais barata faz aprovação de Lula disparar
Adultização não se restringe à sexualização precoce

Na sua opinião, o Brasil está indo na direção certa ou na direção errada? / Genial/Quaest
O Brasil está indo na direção certa ou na direção errada? | Posicionamento político / Genial/Quaest

Mudança ao longo do ano

A série histórica da Quaest mostra que o ponto de maior pessimismo ocorreu em maio deste ano, quando 61% dos brasileiros consideravam que o país estava na direção errada. Naquele momento, apenas 32% avaliavam positivamente os rumos da nação. Desde então, os índices vêm apresentando uma oscilação gradual, com queda no pessimismo e leve crescimento no otimismo.

Em julho, essa tendência já havia sido percebida, com 58% avaliando negativamente e 34% positivamente. Agora, em agosto, a distância entre os dois grupos diminuiu mais um pouco.

O que dizem os números

O cenário atual aponta para uma lenta mudança no humor do eleitorado, ainda que a visão crítica continue predominando. O recuo no percentual de entrevistados que veem o Brasil na direção errada, de 61% em maio para 57% agora, sugere uma melhora na percepção popular sobre o momento do país.

O crescimento, ainda que tímido, da parcela que considera que o país caminha na direção certa — de 32% em maio para 36% em agosto — reforça esse movimento. Já o grupo dos indecisos ou que preferiram não responder caiu de 8% em julho para 7% neste mês.

Detalhes da pesquisa

O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 entrevistas em diferentes regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Resumo dos números:

  • Direção errada: 57% (eram 58% em julho)
  • Direção certa: 36% (eram 34% em julho)
  • Não sabe/não respondeu: 7% (eram 8% em julho)

Mesmo que o pessimismo ainda predomine, os números apontam que, pouco a pouco, cresce a sensação de que o Brasil pode estar começando a corrigir seu rumo.

Com informações de CNN*

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é jornalista, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.