Allan dos Santos é indiciado por difamação, injúria e incitação ao crime

Allan dos Santos prestando depoimento à CPMI das Fake. Foto: Alessandro Dantas/Senado Federal

O blogueiro bolsonaristaAllan dos Santos foi indiciado pela Polícia Federal por cometer atos de difamação, injúria, desobediência e incitação ao crime. O relatório da investigação foi encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (19).

Ele fugiu da justiça brasileira em 2021 após ter sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF. Allan dos Santos criava diversos perfis falsos na internet para espalhar fake news difamatórias de inimigos políticos da extrema-direita, e desrespeitou “sistematicamente” decisões do Supremo. Hoje ele reside nos EUA.

A PF encontrou diversas fake news criadas por Allan dos Santos. Um exemplo citado no relatório é “uma postagem contendo uma denúncia de financiamento ilegal de políticos de esquerda, incluindo Lula, por parte do governo venezuelano.”

O inquérito da investigação destaca que o blogueiro usou os perfis falsos para burlar ordens judiciais. Os investigadores também identificaram acessos às suas contas por um dispositivo nos Estados Unidos, que provavelmente era de dos Santos.

“A investigação já conseguiu qualificar o investigado e obter dados relevantes sobre seus perfis. Os relatórios de análise de postagens demonstraram a natureza pejorativa e conspiratória dos conteúdos, corroborando as acusações iniciais”, descreve a conclusão do documento.

Ainda nesta quarta, Moraes encaminhou o relatório da PF para PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar no prazo de 15 dias. Caso ele seja condenado, um pedido de extradição poderá ser feito aos Estados Unidos.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.