Durante um debate do grupo empresarial Esfera Brasil, em São Paulo, que reuniu várias lideranças de direita para discutir estratégias futuras desse espectro político, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que Donald Trump é a “única saída” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O líder político estava se referindo a condenação de Bolsonaro na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, classificando o processo como “guerra”.
“Isso é uma guerra e eu não acho que o Trump vai perder essa guerra, é minha opinião. O Trump é a única saída que nós temos, não temos outra. Porque quando o poder judiciário se comporta dessa maneira é a pior coisa que existe para todo o país. Por quê? Porque você não tem para quem recorrer”, afirmou Costa Neto.
Donald Trump, ao justificar o tarifaço de 50% imposto sobre produtos brasileiros, afirmou que o julgamento de Jair Bolsonaro violava vários “direitos humanos” e chamou o processo que o ex-presidente é alvo de uma “caça às bruxas”.
Em meio a críticas ao judiciário e às investigações envolvendo Bolsonaro e seu filho, Eduardo, ele classificou o cenário atual como uma “perseguição constante”. “Nunca passei pelo que estou passando. Nunca assisti a nada, nesse período de 40 anos que estou na política, como o que está acontecendo no Brasil agora. É uma perseguição constante com o Bolsonaro”, declarou.
O presidente do PL também negou que Jair Bolsonaro tenha orquestrado a tentativa de golpe do 8 de janeiro e a tentativa de assassinato do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Oito de janeiro não foi golpe. Eles inventam essa história de que foi golpe de um bando de pé de chinelo quebrando as coisas. Aquilo não foi golpe. Um bando de pé de chinelo… Lá foram tinha um monte de gente gritando ‘não quebra, não quebra’. Eles dizem que aquilo foi golpe para dizer que houve golpe”, declarou.